Capacitação

Fespac conclui Curso de Formação de Líderes Comunitários

Em continuidade ao processo de formação de servidores e comunidade, a Fundação Escola do Servidor do Acre (Fespac), realizou a formação de 110 concludentes da primeira turma do curso de Formação de Líderes Comunitários. O evento foi realizado nesta sexta feira, 23, e reuniu representantes dos movimentos comunitários, autoridades e representantes de instituições parceiras.

A formação foi uma realização do governo do Estado, por meio da Fespac, atendendo ao anseio da Federação das Associações de Moradores do Acre (Famac) e Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam).

A proposta do curso, que durou aproximadamente seis meses, é capacitar os representantes das comunidades preparando-os para lidar com diversas situações, por isso, foram trabalhados temas como Elaboração de Projetos, Arte de Falar em Público e Mediação de Conflitos.

“Estamos contribuindo com o fortalecimento da categoria por meio do conhecimento e de novas técnicas de atuação nos movimentos sociais. “Pra nós foi uma experiência ímpar poder acompanhar o aprendizado, o empenho e envolvimento de cada um. Nossa gratidão é poder contribuir para a formação de cidadãos e já estamos nos preparando para estender a formação para os líderes da região do Juruá”, pontuou diretora-presidente da Fespac, Heloísa Pantoja.

O deputado federal Raimundo Angelim, um dos apoiadores do projeto de formação profissional defende que através do conhecimento proporcionado às pessoas é possível melhor a autoestima, a qualificação profissional e aprimorar os serviços que são prestados à comunidade.

“Eu sempre vi o líder comunitário como alguém que precisa ser valorizado, uma vez que são pessoas simples e voluntárias, sem salário, ajudam aos demais moradores de seus bairros a buscar melhorias para a comunidade. Considero a formação de fundamental importância para o empoderamento dessa uniformidade”, ressaltou Angelim.

Preparação para a vida

Durante a entrega dos certificados era possível ver no rosto de cada líder a satisfação e alegria que para muitos é a realização de um sonho.

O representante do bairro Albert Sampaio, Adalcimar de Souza, se emociona ao falar sobre a formação. “Eu não sabia como agir, como me apresentar em público, tinha muita vergonha, eu nunca tinha dado entrevista, ficava nervoso quando alguém da imprensa me procurava, eu sempre fugia. Agora, Tô me sentindo uma pessoa importante, muito obrigado a todos que estiveram comigo durante todo o curso”, comentou emocionado.

“A gente aprende a lidar com as situações na comunidade, e estar mais presente nas causas sociais, agora temos um direcionamento melhor de como agir como um líder, me sinto preparada para atuar com mais dignidade e conhecimento, tenho uma formação, é um sonho realizado, quero contribuir ainda mais com minha comunidade”, disse Jeyme Magalhães, represente do Boa União.

Para a presidente da Famac, Terezinha Santana, o momento é de agradecimento às pessoas envolvidas no projeto. ”Nós somos muito gratos aos governo do estado que não mediu esforços para nos atender nesse projeto, a Fespac que se colocou à disposição para formar líderes de excelência e a todos que estiveram envolvidos nesse processo, o meu muito obrigada, obrigada mesmo”, destacou.

A Fespac

A Fundação Escola do Servidor do Acre (Fespac) é a instituição que cuida de todo o processo de aprimoramento profissional do servidor público. Todos os anos, a fundação aprimora o conhecimento de servidores do estado por meio de capacitações e formação profissional que incluem Pós Graduação e ensino à distância em diversas áreas, além da parceria com o Centro de Línguas que oferece estudo de vários idiomas.

Ao todo, mais de 30 mil servidores foram beneficiados pelo trabalho da Fespac, conforme dados da instituição até 2017. Na próxima semana, uma nova agenda de cursos será divulgada.