Governo lança consulta pública sobre peça de criação de UC na gleba do Afluente

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), lançou no início de abril consulta pública sobre a peça de criação da Unidade de Conservação (UC) da Gleba do Afluente. O estudo está disponível até 24 de abril próximo, no site Notícias do Acre e no portal da Sema.

Sugestões e contribuições podem ser enviadas para o seguinte endereço eletrônico: desenvolvimentoflorestal@gmail.com.

Localizada entre os municípios de Manoel Urbano e Feijó, a UC possui aproximadamente 146 mil hectares de florestas, 98% de cobertura florestal, que poderão ser utilizados pelas famílias que vivem no entorno, enquadrando-se na categoria de uso sustentável em áreas da gleba Afluente.

Foi anunciada pelo governador Tião Viana, em 2015, durante a Conferência das Partes (COP 21), em Paris, França. Já o decreto de criação provisório da Floresta Estadual do Afluente foi sancionado em 2017, no Dia Mundial do Meio Ambiente – 6 de junho. A partir de então, o governo implementou as etapas para sua criação definitiva, pautadas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Os recursos necessários para a criação dessa unidade são oriundos do Programa de Desenvolvimento Sustentável (PDSA II – BID), ações são apoiados WWF Brasil e WWF UK (Reino Unido). A gestão da Floresta Estadual do Afluente fica a cargo da Sema.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter