Abate experimental da raça bovina Angus é realizado no Acre

Comitiva que participou do primeiro abate (Foto: cedida)

Na busca por uma pecuária mais eficiente, o Acre dá um passo importante no aprimoramento da qualidade da carne bovina. Nesta quinta-feira, 4, foi realizado o primeiro abate de Angus na unidade JBS de Rio Branco. Os titulares da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), Sibá Machado, e da Secretaria de Agropecuária (Seap), José Reis, estiveram presentes na ocasião.

O Acre tem potencial para criação desse tipo de gado. O Aberdeen Angus se destaca entre as raças taurinas por reunir um maior número de características positivas.

O representante da Associação Brasileira de Angus, Fábio Medeiros, destacou: “Hoje a gente começa uma nova etapa, de efetivamente disponibilizar aos produtores acreanos uma alternativa de agregação de valor”.

A inserção do estado como parte desse protocolo Angus é uma conquista para os pecuaristas locais. Esse gado assegura um excelente resultado econômico para corte.

A raça obtém os melhores prêmios do setor em diversas partes do mundo. Ela atende exigências de mercado internacional, por ser de altíssima qualidade. “Nós estamos otimistas com a inclusão do Acre na rota Angus, um animal de excelente qualidade e uma carne que possa ser exportada”, disse Reis.

Foram abatidos 577 animais Angus. A ocasião marcou a primeira com Certificação Angus no estado (Foto: cedida)

O Estado busca formas de atrair o pequeno e médio produtor para esse tipo de criação. “Temos que analisar a tecnologia necessária para envolver toda cadeia produtiva. Aqui no estado os bezerros são produzidos pelo pequeno produtor”, afirmou Sibá.

Carne macia

A camada de gordura contida nas carnes de Angus é considerada de excelente qualidade, nem fina nem grossa. Tem ainda grande teor de marmorização, ou seja, gordura entremeada na musculatura do animal.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter