Acadêmicos desenvolvem projeto de empreendedorismo social sustentável no Cabreúva

“Espaço Ecológico Cabreúva: Plantando Esperança”. Esse é o nome que os estudantes de Biologia, da Faculdade União Educacional do Norte (Uninorte), escolheram para o projeto de Empreendedorismo e Inovação, desenvolvido no Residencial Cabreúva, localizado no bairro João Eduardo II, em Rio Branco.

Mudas de frutíferas foram plantadas no local (Foto: Cedida)

A iniciativa de cunho socioambiental econômica contempla a construção de uma horta comunitária, como forma de incentivar o empreendedorismo comunitário a partir da oferta de bens de serviços, com foco na busca de soluções para os problemas socioambientais evidenciados.

O terreno utilizado para consolidação da proposta acadêmica foi uma indicação da Associação de Moradores do Bairro. Para a limpeza do espaço, os estudantes receberam apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). Já a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Parque Zoobotânico (PZ) da Universidade Federal do Acre (Ufac) doaram mudas de árvores frutíferas e florestais para a campanha de arborização da comunidade.

Iniciado em meados de março e entregue aos comunitários no início do mês, o projeto ecológico agregou a limpeza do terreno, organização, plantio de hortaliças, frutíferas, palmeiras e plantas medicinais, cercamento da área, construção de posto de coleta seletiva e compostagem de adubos orgânicos.

A cientista Vera Reis, docente da turma, explica que a proposta nasceu da necessidade comunitária em receber apoio. “Esse local era abandonado e sujo, e a gente transformou numa área social em que mulheres e crianças realizam ações socioambientais econômicas integradas”, salientou.

Neste sábado, 2, a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres), levou atendimento especializado (jurídica, psicológica e social) à comunidade. Na ocasião, a Uninorte realizou a doação de cestas básicas. A horta comunitária está sob os cuidados de seis moradas, engajadas em dar êxito ao projeto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter