Infraestrutura

Ações contra o desperdício de água são promovidas em Xapuri

André Araújo
18.05.2017 9:30

Com um fluxo de captação atendido por duas estações de tratamento de água (ETA), fato que gera dois milhões de litros por dia, Xapuri tem um abastecimento diário e sem grandes pontos de intermitência.

Nesse sentido, o ato de incentivar o uso racional desse recurso natural, acompanhado de frentes de serviços de manutenção na rede de distribuição de água, é de competência do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa).

Orientações educacionais e reparações de danos em tubulações de residências e prédios públicos compõem as ações permanentes da campanha “Nós Contra o Desperdício”, realizada pela autarquia no município.

“Como nosso fluxo de abastecimento funciona de modo contínuo e muitos consumidores acabam se descuidando de usar água de maneira certa e eficaz, facilmente detectamos vários casos de perda de água”, relata o gerente do Depasa em Xapuri, Tião Nunes.

O gestor destaca que nos trabalhos itinerantes as equipes técnicas encontram ligações clandestinas, hidrômetros violados, vazamentos em canos domiciliares, caixas d’água derramando, além de torneiras e mangueiras ligadas constantemente sem qualquer utilização pelo morador.

“Situações como essas precisam ser evitadas. Para isso, pedimos a colaboração da população tanto no cuidado com a água quanto nos relatos de pontos de desperdícios, por meio do telefone 3542-2168 ou na OCA de Xapuri, localizada na área central da cidade”, destaca Nunes.

Mais notícias