Ações de conscientização sobre infecção hospitalar são realizadas na maternidade e Hospital da Criança

Por meio de encenação teatral foi mostrada a maneira correta de higienizar as mãos (Foto: Álefe Souza/Sesacre)

Visando conscientizar os profissionais em saúde do Sistema de Assistência à Mulher e à Criança (SASMC), que compreende o Hospital da Criança e a Maternidade Bárbara Heliodora, a coordenação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da unidade promovem desde a última terça-feira, 9, ações de orientação e informação sobre medidas de prevenção contra a proliferação de bactérias em ambiente hospitalar.

De acordo com a coordenadora do CCIH/NSP, Raquel Da Silva, o objetivo é ensinar a forma correta de higienização das mãos, principal proliferadora de bactérias em ambiente hospitalar. Para isso, os organizadores escolheram encenar uma peça para, de forma lúdica, mostrar aos presentes como a higiene das mãos pode combater a infecção hospitalar.

Além disso, também foram distribuídos panfletos com informações e orientações sobre higienização correta das mãos, infecção hospitalar e gerenciamento de resíduos.

“Foi a maneira que escolhemos de chamar a atenção dos nossos servidores para a prevenção da infecção em ambiente hospitalar, que tem cura, mas em alguns casos pode levar à morte. Queremos demonstrar que medidas simples, como a correta higienização das mãos, evitam que os pacientes sejam contaminados por bactérias”, disse Raquel.

A ação é alusiva ao Dia Nacional de Controle à Infecção Hospitalar, comemorado em 15 de maio, e se estende até esta quinta-feira, 11.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter