Ações de prevenção e combate à tuberculose são intensificadas no Acre

As ações de combate e prevenção à tuberculose serão intensificadas nas unidades de saúde (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

No dia dedicado ao combate mundial à tuberculose, 24 de março, as secretarias de Saúde do Estado e de Rio Branco deram início a campanha “Unir para acabar com a tuberculose”. O lançamento da ocorreu na Unidade de Referência em Atenção Primária Barral e Barral, mas as ações da campanha estendem até o dia 31 de março.

Estão previstas, a fixação de cartazes nos ônibus de Rio Branco, palestras nas escolas e terminal Uurbano da capital e a busca de sintomáticos respiratórios nas unidades básicas de saúde.

O objetivo é alertar a população sobre a doença que é um problema de saúde mundial, orientando sobre as medidas de prevenção, detecção precoce e controle.

Doença infecciosa que atinge principalmente os pulmões, a tuberculose também pode atingir gânglios, rins, ossos, meninges e outros locais do organismo. A forma mais comum, a tuberculose pulmonar, se propaga pelo ar ou pelo contato por um doente ao tossir, espirrar ou falar em voz alta.

Durante o ano de 2016, foram notificados 421 casos de tuberculose no Acre, dos quais 352 eram casos novos. Também foram registrados 11 óbitos em decorrência da doença. O percentual de cura dos pacientes que finalizaram o tratamento foi de 86,29% (258 pacientes), valor acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) que é de 80%.

De acordo com a técnica do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Elcenira Farias, todas as medidas para o combate são tomadas, mas o maior desafio enfrentado é a dificuldade de convencer os pacientes a não abandonar o tratamento.

“Os grandes responsáveis pelo fracasso do tratamento são as interrupções e a irregularidade na tomada dos medicamentos. A doença é curável em quase 100%, desde que o doente faça o tratamento correto”, afirmou Elcenira.