Ações de vigilância em saúde são definidas durante encontro na Sesacre

Representante do Ministério da Saúde durante encontro para tratar da organização das ações de vigilância (Foto: Júnior Aguiar)

Representantes das áreas técnicas e gestores de vigilância em saúde das secretarias estadual e municipal de Saúde se reuniram nesta terça-feira, 25, com gerentes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), para tratar da organização das ações de vigilância e resposta às emergências no estado. O encontro tem duração de dois dias.

Segundo a gerente da unidade técnica do CIEVS nacional, Marília Lavocat, o encontro teve o objetivo de fortalecer as ações e elencar as atribuições e responsabilidades da rede no papel das emergências.

“Estamos percorrendo todo o país em visitas oferecendo esse apoio às áreas técnicas na formulação de planos de respostas às emergências epidemiológicas”, disse.

O CIEVS é responsável por identificar emergências epidemiológicas, aperfeiçoar os mecanismos de triagem, apoiar áreas técnicas na formulação de planos respostas às emergências e monitorar e avaliar a implementação desses planos, entre outras atribuições.

“A unidade estadual do CIEVS existe desde 2010 e com a vinda dos técnicos do MS estamos recompondo nossas equipes, revendo os protocolos para enfrentar as emergências de maneira adequada junto aos parceiros do CIEVS municipal, Defesa Civil e Vigilância Sanitária, entre outros”, explicou a gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Eliane Alves.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter