Ações do Programa Primeira Infância são apresentadas a representante da Rede Nacional

O guia foi elaborado para ajudar na criação de comitê que investigue a situação das crianças de zero a seis anos no estado (Foto: Álefe Souza/Sesacre)

A equipe da Divisão de Saúde da Criança da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) recebeu, nesta semana, a visita da secretária Executiva da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), Rosa Maria Mattos. Ela veio apresentar o novo Guia de elaboração dos Planos Municipais pela Primeira Infância e conhecer as ações desenvolvidas pelo Estado para o desenvolvimento da primeira infância.

“A Secretaria de Saúde é integrante da Rede, então é muito importante conhecer a realidade local e esse contato nos proporciona a troca de informações e articulação com outras organizações que trabalham com o desenvolvimento da primeira infância”, disse Rosa Maria.

O guia de elaboração foi criado pela RNPI para ajudar gestores municipais na formação de um comitê que investigue a situação das crianças de zero a seis anos.

De acordo com a secretária executiva, “é uma busca intersetorial para esse público, em busca de compreender em quais pontos eles podem ter sua vida e seu desenvolvimento melhorados e quais caminhos a gestão pode fazer para promover e atender aos direitos dessas crianças para que tenham uma infância feliz e se tornem cidadãos plenos”.

A reunião possibilitou a troca de experiências sobre as ações de desenvolvimento da primeira infância promovidas no Acre e no Brasil (Foto Junior Aguiar/Sesacre)

Rede Nacional da Primeira Infância

A Rede Nacional da Primeira Infância é um conjunto de organizações da sociedade civil, governo, setor privado e outras rede que atuam pela promoção e garantia dos direitos da Primeira Infância, período que compreende os primeiros seis anos de vida da criança e que, segundo estudiosos, é uma etapa muito importante para o desenvolvimento, pois as experiências dessa época são levadas para o resto da vida – mesmo aquelas que acontecem durante a gestação ou enquanto o bebê é pequeno, ainda não sabe falar nem tem memória apurada dos fatos que ocorrem à sua volta.

No Acre, o programa voltado para esse público é o PIA (Primeira Infância Acreana), que pretende organizar as redes de serviços que envolvem gestantes, crianças nessa faixa etária e suas famílias, para atender suas necessidades, compreendendo seu processo de desenvolvimento e protegendo-as de todas as formas de violência e negligência.

“Este programa tem como prioridade a sensibilização das equipes de Saúde da Família, com apoio técnico da implementação de suas ações, além de qualificá-los para o acompanhamento dos marcos do desenvolvimento e orientação aos pais”, explicou a técnica da Divisão de Saúde da Criança, Emanuelly Nóbrega.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter