Ações táticas marcam aniversário do Grupo de Operações Especiais do Iapen

Foi debaixo de chuva e sobre a lama, fazendo uso da técnica e da força física, que 14 agentes penitenciários do Acre comemoraram na manhã desta quinta-feira, 11, o primeiro aniversário do Grupo de Operações Especiais (Gpoe).

A criação do grupo de elite foi uma iniciativa do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), com o apoio do governo do Estado do Acre e da Secretaria de Segurança Pública.

O objetivo do Gpoe é intervir nos pavilhões e fazer o enfrentamento e gerenciamento de ocorrências de crise que fogem do cotidiano.

Coordenado pelo agente penitenciário Raimundo Cunha, as ações desta quinta-feira envolveram testes rústicos, exigindo do competidor superação nas provas de natação, corrida, barra, tiro, rastejo na lama e câmara de gás lacrimogênio.

O competidor Alexandre Max conta que essas provas são para mostrar a realidade de um agente penitenciário enfrentando uma crise no presídio.” Gás lacrimogênio, disparo de arma de fogo, resistência física e psicológica, além da técnica, são habilidades exigidas de todo membro do Gpoe. Esse sofrimento em grupo torna a nossa equipe mais sólida e unida”, conta o agente.

O secretário de Segurança Pública, Emylson Farias, explica que os investimentos do governo são, além do aparelhamento do sistema, destinados à capacitação de profissionais.

“Nos últimos meses, o governo entregou ao Iapen viaturas, coletes balísticos, armamento, bloqueador de sinal de telefonia celular, scanner corporal, raio-X e câmera de monitoramento, além de fazer reformas e ampliar as unidades penitenciárias do Acre”, disse o secretário.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter