Ações voltadas ao protagonismo jovem foram promovidas no Acre em 2016

Mês da Juventude promoveu diversas ações voltadas ao público jovem do Acre (Foto: Acervo Secom)

Com foco no protagonismo jovem, o governo do Estado, por meio da Assessoria Especial da Juventude (Assejuv), realizou diversas atividades voltadas a esse público em 2016. As ações foram promovidas a partir de parcerias com demais secretarias e entidades, nas quais forneceram um leque de oportunidades de crescimento profissional e pessoal para a população jovem do Acre.

Um dos grandes eventos executados pela Assejuv foi o Expressão Jovem, que passou por três comunidades de Rio Branco: Belo Jardim, Cidade do Povo e Calafate. O projeto teve como principal objetivo levar atividades recreativas, esportes, testes de saúde e corte de cabelo para os moradores dos bairros contemplados.

Expressão Jovem foi realizado em três bairros da capital (Foto: Acervo Secom)

Outra iniciativa realizada ao longo do ano foi o “Diálogos”, que levou debates sobre protagonismo juvenil para escolas estaduais do Acre. A proposta, que contou com apoio do gabinete do deputado Leo de Brito e parceria da Secretaria Adjunta de Humanização, visou democratizar o acesso à informação e a participação cidadã dos jovens por meio de conversas com temáticas transversais.

Ainda no segundo trimestre de 2016, a Assejuv passou a assumir o gerenciamento do Skate Park. Com isso, foi criado o Comitê Gestor de Esportes Radicais, que tem como propósito promover a participação dos atletas na administração do espaço, valorizando as modalidades radicais no cenário estadual.

Em comemoração ao Dia da Juventude, celebrado no dia 12 de agosto, foi promovido o Mês da Juventude, que levou atividades voltadas a este público para Rio Branco, Tarauacá, Sena Madureira, Capixaba e Assis Brasil. Entre as iniciativas, houve Rolês Radicais, palestras e Feira de Profissões, entre outros.

O encerramento do mês contou com o 1o Campeonato de Esportes Radicais – Acre Radical, que teve a participação de três atletas de renome internacional: Bruno Canali (InLine), Kauê Cossa (Skate) e Willian Abobadinho (BMX). A premiação foi realizada dentro do festival de música Chico Pop, na Concha Acústica.

De acordo com o assessor especial da Juventude, Weverton Matias, 2016 foi um ano estratégico para a política pública desta área. “Pudemos ter a percepção do trabalho do governo do Estado em prol dos jovens, pois ainda participamos de eventos como o Viver Ciência, Hackathons e demais agendas que fazem diferença na sociedade acreana”, diz.

Afirma, ainda, que em 2017, se iniciarão discussões que certamente darão muitos frutos, como é o caso das escolas em tempo integral, uma ação pioneira do governador Tião Viana que será aplicada em cinco instituições de Rio Branco, e até 2018, em mais cinco municípios: “De fato será uma revolução e mudará a vida desses jovens, que terão a oportunidade de cursar o ensino comum e ter uma alternativa de profissionalização”.