Acre adere ao dia de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, o governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, lançaram a campanha ZikaZero no Acre (Foto: Sério Vale/Secom)
O ministro da Cultura, Juca Ferreira, o governador Tião Viana e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, lançaram a campanha ZikaZero no Acre (Foto: Sério Vale/Secom)

O governo federal escolheu este sábado, 13, como o dia de mobilização contra o mosquito Aedes aegypti, que foi realizado simultaneamente em 350 cidades do país, com participação de 220 mil militares das Forças Armadas. No Acre, a campanha foi lançada nesta manhã, na Praça da Juventude da Cidade Nova, pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, acompanhado do governador Tião Viana e do prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, numa demonstração de união e esforços contra o transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

O Acre tem apresentado dados expressivos no combate ao mosquito. Só nos casos de dengue a redução nas notificações é de 70%, caindo de 3.374 casos no ano passado para 1.321 no mesmo período de 3 a 30 de janeiro. O Estado ainda não tem registro de casos de febre chikungunyae do vírus Zika confirmados, mas as notificações da chikungunya chegam a 80 casos e do zika a 100 desde dezembro do ano passado.

IMG-20160213-WA0016“Estamos hoje tratando de um tema grave, mas que no Acre não é tão grave porque o dever de casa vem sendo feito há muito tempo aqui. O sucesso dessa campanha está na mobilização da sociedade para combater o mosquito e as doenças que ele transmite. A gente precisa mobilizar todo o país para que possamos enfrentar essa ameaça a todos nós. Hoje temos ministros em todos os estados do Brasil e a presidente Dilma no Rio de Janeiro engajados”, disse o ministro Juca Ferreira.

O governador Tião Viana reforçou: “Temos que celebrar que o Acre ainda não tem casos de zika confirmados e isso é uma vitória porque talvez sejamos o Estado que mais investiu em saneamento básico no país. E temos que compartilhar responsabilidades, porque cerca de 70% dos casos de transmissão das doenças acontecem nos quintais, então que todos façam sua parte”.

Trabalho intenso

zika-zero-CARD-02-campanha(1)Só no Acre, 1.743 homens do Exército auxiliarão as prefeituras de 10 cidades no combate ao mosquito. Em Rio Branco já foram vistoriadas 64 mil residências pelas equipes de endemia e quatro mil gestantes já foram identificadas e são acompanhadas pela prefeitura. O estado registra 19 casos de microcefalia em recém-nascidos desde dezembro do ano passado e todos estão sob investigação para saber se estão relacionados ao zika vírus.

O prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, enfatiza que, “desde dezembro, quando o protocolo de combate foi estabelecido pelo Ministério da Saúde que nós nos unimos no combate a essas doenças. E estamos contando muito com o apoio da população que nos bairros tem recebido bem os agentes de endemias em seus quintais”.

De casa em casa

Em Rio Branco já foram vistoriadas 64 mil residências pelas equipes de endemia e quatro mil gestantes já foram identificadas e acompanhadas(Foto: Sério Vale/Secom)
Em Rio Branco já foram vistoriadas 64 mil residências pelas equipes de endemia (Foto: Sério Vale/Secom)

Além do lançamento da campanha, o governador Tião Viana e o ministro Juca Ferreira se dirigiram ao Loteamento Sol Nascente, onde acompanharam o trabalho das equipes de endemias e do Exército na busca por focos do mosquito Aedes aegypti.

Vanderli da Silva foi parabenizada pela limpeza do seu quintal. “Não deixo nada acumular água aqui. Tampinhas, garrafas, jogo tudo fora e não deixo nenhum pratinho nas plantas”, conta.

Já a moradora Maria Nilza recebeu um panfleto do governador e elogiou o trabalho feito pela união do governo. “Precisamos nos unir. Se cada um fizer a sua parte, ninguém será vítima dessa doença. Limpo meu quintal e que todos os vizinhos façam o mesmo”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter