Acre apresenta experiências com manejo florestal a países amazônicos

O encontro está sendo presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Foto: Maria Meirelles/Secom)
Encontro está sendo presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Foto: Maria Meirelles/Secom)

O Acre sedia a segunda reunião do comitê diretivo do projeto de Fortalecimento Institucional dos países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O evento se iniciou na terça-feira, 10, e termina nesta quinta, 12.

Com o tema “Manejo Florestal Comunitário”, o encontro está sendo presidido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, que apresentou as experiências acreanas na área.

A OTCA é composta por oito países amazônicos, que têm o objetivo de promover o desenvolvimento harmônico da região e o bem-estar de suas populações, além de reforçar a soberania dos países sobre seus territórios amazônicos.

Segundo o engenheiro florestal da OTCA Vicente Guadalupe, o Acre foi escolhido para sediar o encontro pela sua experiência na área de manejo florestal. “Queremos promover experiências semelhantes às do Acre em outros países amazônicos, e a reunião promove exatamente um intercâmbio dessas experiências”, explicou.

Por se tratar de manejo florestal comunitário, o comitê decidiu realizar o evento no Acre, que há 12 anos atua com sucesso na área de produção florestal sustentável.

Além das políticas públicas de incentivo ao manejo florestal comunitário, os participantes também acompanharam um diagnóstico sobre as experiências do estado.

2013_janeiro_4_Manejo_Florestal_23
Há 12 anos o Acre desenvolve atividades de manejo florestal comunitário (Foto: Arquivo Secom)

“Apresentemos a nossa legislação, que apoia o manejo, ao colegiado e realizamos uma explanação sobre o fomento às atividades de plano de manejo, produção florestal comunitária, que está incluída dentro da política florestal do Estado, bem como do desenvolvimento da tecnologia adotada para desenvolver as ações”, destacou o diretor executivo de floresta da Sema, Marky Brito.

Participam do encontro representantes das Bolívia, Peru, Suriname e Brasil. Na quinta-feira, 12, o comitê diretivo do projeto de Fortalecimento Institucional dos países membros da OTCA vai conhecer de perto os resultados do trabalho de manejo florestal comunitário desenvolvido dentro da Reserva Chico Mendes, em Xapuri.