Acre apresenta modelo de negócios para gestores de Tocantins

Agência de Negócios do Acre foi apresentada aos gestores (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Agência de Negócios do Acre foi apresentada aos gestores (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Conhecemos uma parte do que vem sendo desenvolvido no Acre em um evento em Brasília. O interesse de ver de perto esses projetos sendo executados é que nos trouxe até aqui”, declarou Vilmar Carneiro Wanderley, superintendente de Desenvolvimento Econômico do estado de Tocantins.

Ele e o gerente de Atração de Investimentos Alan Rickson Andrade, que representam a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), cumprem agenda no Acre até esta terça-feira, 27, num intercâmbio de experiências dos setores produtivo, industrial, científico e tecnológico.

O superintendente falou do que despertou o interesse pelo Acre (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Superintendente falou do que despertou o interesse pelo Acre (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Nesta segunda-feira, 26, os gestores participaram de uma apresentação feita pelo diretor da Agência de Negócios do Acre (Anac), Inácio Moreira Neto, sobre as principais cadeias produtivas sustentáveis com as quais o governo mantém sociedade.

O modelo de parceria Público-Privado-Comunitária (PPC), adotado por indústrias como a Dom Porquito e a Peixes da Amazônia, destaca-se em todas as visitas que o Acre tem recebido, por envolverem diretamente o pequeno, o médio e o grande produtores. Segundo Wanderley, “são nos momentos de crise que se encontram novas ideias e soluções, e o Acre dá um passo à frente com esse arranjo feito com a comunidade de produtores”.

Na oportunidade, o diretor da Anac declarou: “Essas conquistas foram possíveis graças a investimentos em galpões, como no caso da Dom Porquito, e construção de açudes, como na piscicultura. Nosso desafio ainda é grande, quando pensamos, por exemplo, na necessidade de aumentarmos nosso rebanho suíno para darmos conta da demanda de mercado futuramente”.

Troca de experiências

O Acre também conheceu projetos do Tocantins (Foto: Rayele Oliveira)
O Acre também conheceu projetos de Tocantins (Foto: Rayele Oliveira)

No Gabinete Civil, parte dos gestores do Acre também teve a oportunidade de conhecer projetos bem sucedidos em Tocantins. Polos turísticos, malha rodoviária, complexo aeroportuário, centros logísticos e distrito industrial foram alguns dos pontos abordados na ocasião. O objetivo do encontro foi analisar possibilidades de parcerias no desenvolvimento de projetos.

O secretário de Estado de Desenvolvimento da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, Sibá Machado, pontuou a viabilidade de intercâmbio entre as universidades dos dois estados para o fomento de pesquisas.

“O Acre passou por transformações muito recentes, e isso tem atraído lideranças públicas de vários lugares. Nesse sentido, sabemos que ainda precisamos avançar em muitas áreas, e um trabalho mais integrado entre as nossas universidades pode ser uma boa proposta”, frisou Machado.

Já a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Renata Souza, falou de um dos projetos que está caminhando para ser implantado no estado: o parque tecnológico. “Acredito que a parceria de Tocantins com o fornecimento de algumas informações de que precisamos para impulsionar o projeto pode ser muito válida. Isso porque eles já concluíram o estudo de viabilidade do parque tecnológico que irão construir, ao passo que o Acre também vai dar início a essa etapa para, posteriormente, começar a participar de editais”, concluiu Renata.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter