Acre apresenta potencial econômico à Embaixada da China

A vice-governadora Nazareth Araújo vem estreitando as relações do Acre com a China, deste junho do ano passado (Foto: Tobias Melo)
Vice-governadora Nazareth Araújo vem estreitando as relações do Acre com a China, desde junho do ano passado (Foto: Tobias Melo)

A vice-governadora Nazareth Araújo esteve reunida com o embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, na tarde desta terça-feira, 3, em Brasília. Durante o encontro, os potenciais econômicos do Acre foram apresentados ao representante chinês. Nazareth estava acompanhada de secretários de Estado e diretores de autarquias estaduais.

Essa reunião é um dos resultados da viagem da vice-governadora à China. Em novembro do ano passado, Nazareth participou de um Seminário Ministerial sobre Cooperação Econômica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, realizado pelo Ministério do Comércio chinês, que se responsabilizou por todas as despesas da participação acreana.

As conversas com as autoridades chinesas começaram a partir da participação da vice-governadora em um encontro realizado em Ji-Paraná (RO), em junho do ano passado, para troca de informações técnico-comerciais com a comitiva chinesa, visando a construção da Ferrovia Transoceânica.

A obra está sendo planejada para cortar o território brasileiro, entre o Porto do Açu, no litoral do Rio de Janeiro, até Boqueirão da Esperança, na região acreana do Juruá.

“A China tem uma relação comercial muito próspera com vários países, e o Acre se coloca como uma excelente opção de negócio, principalmente pela economia sustentável e pela posição geográfica em relação ao oceano pacífico. Temos tudo para fechar bons negócios com os chineses e, assim, fomentar a economia do estado”, disse a vice-governadora.

Prospecção de negócios

Na reunião desta terça, as relações do Acre com a China começaram a se estreitar. Foram apresentados os potenciais da economia florestal sustentável, como extração de castanha e látex, manejo da madeira certificada e serviços ambientais.

Além disso, a equipe acreana mostrou as possibilidades de negócios com as cadeias produtivas sustentáveis, como a piscicultura, a suinocultura e a avicultura. Os potenciais turísticos do estado também foram destacados ao representante chinês.

A reunião contou com a participação dos secretários de Estado de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis, Fernando Lima, e de Turismo, Rachel Moreira, e dos diretores-presidentes da Agência de Negócios do Acre, Inácio Alves Moreira Neto, do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulamentação de Serviços Ambientais, Magaly Medeiros, e da Companhia de Desenvolvimento de Serviços Ambientais do Acre, Alberto Tavares.