Acre apresenta redução no número de casos de Aids

[DST]_campanha_2015_busdoorA Síndrome da Imunodeficiência Adquirida ou Aids, como é mais conhecida, é uma doença sexualmente transmissível que ataca o sistema imunológico.

Causada pelo vírus HIV, a Aids prejudica as defesas do organismo contra doenças e infecções, e é transmitida pelo sangue, sêmen, secreção vaginal e leite materno.

De acordo com dados Área Técnica de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o Acre registra um total de 835 casos de Aids, desde 1987, ano em que foi registrado o primeiro caso da doença no estado, a 2015.

Desses, 490 são em pacientes do sexo masculino, contra 345 do sexo feminino. Durante o mesmo período, foram registrados 255 óbitos, em decorrência da doença.

Em 2015, foram confirmados 26 casos de Aids no Acre e dois óbitos. Rio Branco concentra os maiores índices de pessoas infectadas com o vírus, apresentando 19 dos 26 casos confirmados neste ano.

“Em 2014, foram registrados 68 casos de Aids no estado, significa que houve uma diminuição no número da doença, mas ainda assim continuamos com o intuito de chamar a atenção da sociedade civil para a importância do uso do preservativo, encorajando a prevenção, diagnóstico e tratamento”, enfatiza o gerente da Área Técnica de DST/Aids, Nelson Guedes.

Tratamento para todos

Com o tema “Tratamento para todos”, a campanha nacional de conscientização sobre a Aids deste ano tem início nesta terça-feira, 1, data que é lembrada como Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

A Sesacre, em parceria com as secretarias municipais de saúde, desenvolve ações de prevenção e orientação, como palestras educativas em escolas, instituições e unidades de saúde, distribuição de panfletos e campanhas que são desenvolvidas durante o ano.

“Atualmente, 98% das unidades de saúde do estado já realizam o teste rápido para HIV. Caso o resultado seja positivo, a pessoa é encaminhada para o Serviço de Atendimento Especializado [SAE] do Hospital das Clínicas [HC] de Rio Branco, onde passa por exames complementares. A medicação também é disponibilizada gratuitamente pelo SUS”, explica Guedes.

O teste rápido também foi liberado para venda nas farmácias, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em novembro. A previsão é de que o produto esteja disponível para venda, no início de 2016.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter