História

Acre comemora nesta quinta-feira 55 anos de Estado

Ato de assinatura da lei nº 4.070, que elevou o Acre a Estado, em 15 de junho de 1962, pelo presidente João Goulart e o ministro Tancredo Neves (Foto: Acervo Digital Patrimônio Histórico/FEM)

Nesta quinta-feira, 15 de junho, o Acre celebra 55 anos de sua proclamação como Estado, relembrando uma história árdua e longa.

A criação do Acre Estado, em 15 de junho de 1962, foi um divisor de águas na história deste povo, que desde Galvez – responsável pela proclamação do Estado Independente do Acre, em 14 de junho de 1889 – luta para ter direito a crescer neste pedaço de terra fincado na Amazônia.

A história do Acre Território – o primeiro de outros que seriam criados pelo governo brasileiro – começa logo após o fim da Revolução Acreana, em 1903. O status de Território representou, além da criação dos Departamentos do Alto Acre, Alto Purus e Alto Juruá, a submissão econômica e política do Acre à União.

Após longos conflitos políticos e a decadência econômica da região no fim do Ciclo da Borracha, em 1946, o Território do Acre recebe seu novo governador indicado pela União, o experiente militar José Guiomard dos Santos. Ele foi responsável por grandes avanços no Território do Acre, promovendo transformações de ordem econômica, social e cultural.

Mas só após seu governo, na campanha eleitoral para o primeiro mandato federal, que ele manifestou o desejo de transformar o Acre em Estado, reforçando o Movimento Autonomista até então enfraquecido pela crise econômica. E em 1954, quando exercia o segundo mandato parlamentar, apresentou o projeto e saiu nas cidades e vilas do Território, participando de comícios e reuniões, esclarecendo a população sobre a ideia.

O projeto de mudança, porém, foi aprovado pelo Congresso Nacional somente em 1961. E no dia 15 de junho de 1962, o presidente da República, João Goulart, e o então primeiro-ministro, Tancredo Neves, assinaram a sanção que transformou o Acre em Estado da República Federativa do Brasil.