Acre é contemplado com R$ 12,2 milhões em Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia

A cerimônia de assinatura do contrato foi realizada em Brasília (Foto: Gilberto Soares/MMA)

Reconhecido pelos resultados da política de desenvolvimento sustentável, o governo do Acre foi contemplado com R$ 12,2 milhões para executar o Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia, no estado.

Mais de 60 milhões de dólares serão investidos em ações de sustentabilidade na Amazônia Legal. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, participou nesta terça-feira, 19, da assinatura de contrato que libera recursos do projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia, financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF).

O contrato foi assinado entre o Banco Mundial, que atua como agência implementadora, e a Conservação Internacional (CI) e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), ambos executores.

No Acre, o recurso será aplicado na gestão de Unidades de Conservação, no desenvolvimento de cadeias de valor da biodiversidade, regularização ambiental e salvaguardas socioambientais, bem como na proteção e recuperação da vegetação nativa.

Em 2017, o estado reduziu 34% do seu desmatamento ilegal, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O dado aponta o êxito da política acreana de valorização do ativo ambiental, executada em parte pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que é responsável por desenvolver o Programa Paisagens Sustentáveis da Amazônia, na região.

Edegard de Deus destacou os avanços da política de desenvolvimento sustentável no Acre (Foto: Gilberto Soares/MMA)

“O projeto traz para Amazônia investimentos significativos para a construção do desenvolvimento sustentável. Vai além de ações de comando, controle e fiscalização do desmatamento, vai auxiliar na restauração florestal, fomento produtivo e conservação da biodiversidade. Portanto, somos muito gratos ao MMA e Banco Mundial pela firme decisão de apoiar significativamente a conservação da floresta e o uso sustentável dos nossos recursos”, salientou o secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, durante a assinatura do contrato, em Brasília.

Além da Sema, o projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia, no Acre, também agrega iniciativas do Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

Sobre o programa

O projeto tem o intuito de melhorar a sustentabilidade dos sistemas de Áreas Protegidas, reduzir as ameaças à biodiversidade, recuperar áreas degradadas, aumentar o estoque de carbono, desenvolver boas práticas de manejo florestal e fortalecer políticas e planos voltados à conservação e recuperação da floresta.

Financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) com a parceria do Banco Mundial, a iniciativa promove a interação entre Brasil, Peru e Colômbia no desenvolvimento de políticas direcionadas à proteção da biodiversidade e mudança do clima.

Como o Acre está localizado em uma região de fronteira, e possui mais de 47% do seu território composto por áreas protegidas, torna-se estratégico para a execução do projeto.

Com duração de seis aos, o programa é coordenado pelo MMA em parceria com os órgãos vinculados e os governos do Acre, Amazonas, Rondônia e Pará.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter