Acre é convidado para apresentar Programa de Gastronomia de Baixo Carbono

Como convidada da organização internacional Forest Trends, a primeira-dama Marlúcia Cândida apresentará o Programa de Gastronomia e Hospitalidade no Acre, durante a Reunião Anual do GCF (Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas, em tradução livre de Governor’s Climate and Forests Task Force), nesta terça-feira, 26, na cidade de Balikpapan, Indonésia.

A organização internacional Forest Trends é co-organizadora, juntamente com o governo do Estado, da Conferência Internacional Kattomba Acre Gastronomia Amazônica de Baixo Carbono, com realização de 5 a 7 de junho de 2018, no Centro-Escola de Gastronomia, na Cidade do Povo, em Rio Branco.

A apresentação envolve a prospecção de negócios e a cooperação e será em dois momentos. O primeiro terá o foco no setor de negócios do GCF e o segundo, no público, na Reunião Anual. O conteúdo é dirigido para as premissas do programa e Conferência Internacional Kattomba Acre. O evento terá a participação de profissionais e especialistas diversos que trabalham com sistemas alimentares da Amazônia.

Agendas de prospecção e negócios

Desde 2016, as agendas vêm sendo realizadas. A primeira ocorreu em setembro de 2016, em Lima, durante um dos maiores eventos de gastronômicos do Peru, a Feira Mistura, organizada para mostrar a rica biodiversidade e riquezas do país.

Outra ação foi o encontro do governador Tião Viana e Marlúcia Cândida com Kimbal Musk, dono da rede de restaurantes The Kitchen Cafe, LLC, no estado do Colorado (EUA).

Em La Paz, Bolívia, a terceira agenda envolveu visitas a projetos e encontros com representantes de instituições de financiamento que promovem o setor.

A ideia foco da agenda é buscar parcerias para a consolidação de dois projetos: o Centro-Escola de Gastronomia e Hospitalidade e a Conferência Internacional Kattomba Acre.

“Esperamos bons resultados com a agenda. Se novos parceiros como o Forests Trend, abraçarem o programa estaremos promovendo a gastronomia não somente no Acre, mas na Amazônia, com sua rica fronteira culinária. Com as novas tendências da gastronomia contemporânea e cultura de alimentação saudável para o meio ambiente e saúde humana, estão surgindo novas oportunidades para posicionamento dos produtos do bioma Amazônico. Oito dos 50 melhores restaurantes da América Latina, têm incorporado ingredientes da região em suas ofertas”, salientou Marlúcia.

Em La Paz, Bolívia, a terceira agenda envolveu visitas a projetos de gastronomia (Rose Farias)

Sobre o programa

Desde 2012, ações de formação, pesquisa e difusão vêm sendo realizadas. Oficinas, palestras, pesquisas, intercâmbios com chefs de cozinha e festivais gastronômicos. “Buscamos fortalecer uma economia criativa e inovadora por meio do fomento à gastronomia e hospitalidade”, explica Marlúcia.

O programa terá como um dos espaços para divulgação da identidade acreana, com vistas ao empreendedorismo, sustentabilidade, pesquisa e inovação, o Centro-Escola de Gastronomia prevista para dezembro deste ano.

Com o foco na gastronomia de baixo carbono, o programa pretende promover e resgatar a conservação e ouso sustentável da biodiversidade; a cultura alimentar dos povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares; a valorização da diversidade cultural, conhecimento tradicional e a segurança alimentar e nutricional; a integração socioprodutiva no território gastronômico andino-amazônico (Brasil, Peru e Bolívia); a pesquisa e inovação dos produtos da floresta; e outros.

Programa tem como foco a gastronomia de baixo carbono

Kattomba Acre Gastronomia Amazônica de Baixo Carbono

A conferência internacional pretende ser um espaço para debater, compartilhar, trocar experiências, contar histórias, promover o diálogo sobre as interculturalidades e apontar os novos desafios e oportunidades da gastronomia na Amazônia.

O evento compartilhado terá painéis, palestras, mostras de produtos, oficinas, aulas, arte, contação de histórias e outras atividades.

Forest Trends

A organização é responsável por um trabalho de análise de mercado e políticas públicas, catalisando conexões entre produtores, comunidades e investidores, desenvolvendo novas ferramentas financeiras para fazer com que os mercados beneficiem a conservação e as comunidades.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter