Acre emite CNH com QR-code desde o início de maio

A tecnologia visa evitar fraudes e falsificações (Foto: Weslley Chrytian/ Ascom Detran)

Desde que foi instituído pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) já emitiu mais de 1.930 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) com o código QR Code, impresso na parte interna do documento.

A inclusão dessa tecnologia é válida para todo o país e tem o objetivo de proporcionar agilidade e segurança aos agentes de trânsito durante a verificação de uma CNH. A medida garante maior autenticidade ao documento e facilita acesso às informações, além de evitar fraudes e falsificações.

Por meio da câmera de um smartphone, usando o aplicativo Lince, é possível ler o código, para que a autenticidade do documento seja constatada. O código dá acesso às informações do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), que contêm dados e foto do condutor.

Quem já possui CNH dentro da validade, continua estando dentro da lei mesmo sem o código. Não é necessário fazer a troca, ela será feita automaticamente quando o condutor fizer a renovação do documento, ou se precisar emitir uma segunda via do documento.

“As pessoas com CNH na validade não precisam se preocupar, essa mudança vai ocorrer gradativamente. Vale ressaltar que não haverá cobrança de taxas adicionais. Essa ferramenta dará mais segurança na fiscalização, e visa coibir falsificações”, explica diretora administrativa e financeira do Detran/AC, Alana Albuquerque.

O Contran prevê que em cinco anos todas as habilitações do país contenham o QR-Code. Em breve também será possível acessar dados sobre o veículo e infrações com o mesmo sistema.

O QR-Code

Essa tecnologia foi criada em 1994, consiste em um código de barras em 2D que pode ser facilmente escaneado por uma aparelho celular com câmera.

Após a decodificação desse código, ele pode ser convertido em outras informações como, por exemplo: links, textos interativos, localização georreferenciada, e-mail e outros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter