Acre faz balanço positivo da atuação de peritos criminais no estado

De janeiro até o momento, quase 16 mil laudos periciais foram realizados (Foto: Cedida)

O dia 4 de dezembro é dedicado ao reconhecimento do trabalho dos peritos criminais. A data, instituída mediante lei nacional no ano 2008, foi marcada no Acre pelos resultados positivos do balanço interno que o Departamento de Polícia Técnico-Científica fez das ações realizadas por esses profissionais ao longo de 2017.

De acordo com dados levantados pelo órgão, que é vinculado à Secretaria de Estado de Polícia Civil, quase 16 mil laudos periciais foram realizados no estado desde janeiro deste ano. Entre as áreas de atuação dos profissionais forenses envolvidos estão casos criminais de naturezas diversas, como os cibernéticos e aqueles que atentam contra a vida, o patrimônio, o meio ambiente.

Para o diretor-geral do órgão, Haley Villas Bôas, os resultados denotam o esforço diuturno da classe. “Parabenizo neste dia a todos esses profissionais, pelo trabalho feito com empenho, compromisso e respeito à dignidade da pessoa humana na busca da verdade real, garantindo por meio da ciência a efetividade da justiça, onde o culpado não será inocentado, nem o inocente será criminalizado”, destaca.

Sobre a profissão e novas contratações

Governo convocará mais 17 profissionais para posse como perito (Foto: Cedida)

O perito criminal é responsável pelo levantamento de evidências que possam solucionar a cena de um crime, como impressões digitais, exame de provas laboratoriais específicos em objetos encontrados, reconstituição da cena do crime, análise das armas utilizadas e exames no corpo da vítima.

O Acre atualmente dispõe de um corpo técnico de 23 profissionais. Para o reforço da equipe, o governo fará a contratação de mais 17 peritos, o que representa um investimento mensal no valor de R$ 121.690,68.

O chamamento será resultado de concurso público realizado este ano, que destinou 15 vagas para perito criminal e duas para perito médico-legista.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter