Acre fez primeiro transplante de rim do ano. Mais pacientes aguardam doador

Os primeiros transplantes de rim do ano de 2016 e o segundo de fígado foram realizados nesta segunda-feira, 23. Um único doador, morto neste sábado, 21, em virtude de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), foi o responsável por dar um novo recomeço a três pessoas que aguardavam na fila de espera estadual.

Os três transplantes ocorreram ao longo do dia (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)
Os três transplantes ocorreram ao longo do dia (Foto: Junior Aguiar/Sesacre)

Os receptores dos rins passavam por sessões de hemodiálise havia dois anos. O paciente que aguardava pelo fígado tem diagnóstico de cirrose hepática e estava na fila há 10 meses.

“Ficamos muito felizes com mais uma família que se dispôs ajudar o próximo e tomou essa bonita decisão de doar os órgãos do parente. Este ano, ainda não havia sido realizado nenhum transplante de rim – agora são dois em um único dia. Essa também é a primeira doação de múltiplos órgãos do ano”, comemorou a coordenadora da Central de Transplantes do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, Regiane Ferrari.

Com a realização desses procedimentos, o estado contabiliza 13 transplantes até o momento: nove de córnea, dois de rim e dois de fígado. Cerca de 50 pessoas aguardam na fila de espera por um rim, fígado ou córnea.

Visando desmistificar os mitos e preconceitos que ainda existem em torno da doação de órgãos, aumentando consequentemente o número de doações, a Central de Transplantes do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC) deu início na última sexta-feira-feira, 20, a uma campanha de doação de órgãos.

“Há uma necessidade muito grande de mudar a forma de pensar da população com relação à doação de órgãos”, avaliou Regiane Ferrari.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter