Acre ganha Centro de Excelência em Energia

Objetivo é formar especialistas em sistemas energéticos. Sustentabilidade como política de Estado e localização estratégica levaram o Acre a ser escolhido para o projeto

centro_excelencia_energia_foto_gleilson_miranda_01.jpg
centro_excelencia_energia_foto_gleilson_miranda_05.jpg
centro_excelencia_energia_foto_gleilson_miranda_07.jpg

Centro de Excelência está localizada no campus da Universidade Federal do Acre (Fotos: Gleilson Miranda/Secom)

O Acre ganhou nesta terça-feira, 17, o Centro de Excelência em Energia, unidade de pós-graduação em sistemas energéticos localizada no campus da Universidade Federal do Acre (Ufac). O lançamento da pedra fundamental ocorreu após a aula inaugural do curso de engenharia elétrica da Ufac proferida pelo presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz Lopes.

O secretário de Planejamento, Gilberto Siqueira, representou o governador Binho Marques. "O nosso estado ganha muito com este projeto. O Acre não perde oportunidades", disse o secretário. Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia do Acre, César Dotto; a reitora da Ufac, Olinda Batista; o presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), João Salomão; docentes, pesquisadores e acadêmicos da universidade.

A construção do centro, de 3.000 metros quadrados, demanda, em sua primeira fase, recursos de R$ 36 milhões em estrutura física e aquisição de equipamentos. Há US$ 10 milhões captados junto a agências internacionais para formação de recursos humanos. O centro é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e é gerenciado por um conselho deliberativo composto por nove pessoas indicadas pela Eletrobras, Ufac, empresas e consórcios associados. O Governo do Acre tem assento no conselho. São parceiras e mantenedoras do centro as empresas  Energia Sustentável, Santo Antônio Energia, Interligação Elétrica do Madeira e Norte Brasil Transmissora de Energia e as empresas Alstom, Siemens, Voith Hydro, Impsa e Andritz Hydro.

O Centro está sendo criado para atender às demandas de pesquisas em energia, especialmente aquelas envolvendo geração de energia com turbinas tipo "bulbo" e transmissão de energia em corrente contínua, com a gestão ambiental que esses empreendimentos requerem. O Centro vai suprir, ainda, a necessidade de qualificação de mão-de-obra especializada, capacitando profissionais em engenharia e tecnologia da informação, não só na graduação, mas ofertando mestrado e doutorado também. A ideia é fixar profissionais e estimular o desenvolvimento da região amazônica, onde há um grande potencial de geração de energia elétrica. O Acre foi escolhido por estar próximo a grandes empreendimentos, como as Usinas de Santo Antônio e de Jirau, além das respectivas linhas de transmissão. Os desafios ambientais para aproveitamento do potencial hidrelétrico da região amazônica são muitos. Por seu uma região bastante plana, com baixa queda e grande fluxo de água, o modelo de usina escolhido tem sido o "fio d’água", no qual a turbina "bulbo" tem melhor aproveitamento. Além disso, a questão da transmissão deve levar em conta a existência de florestas e de grandes distâncias entre o local de geração e os mercados consumidores. Assim, é necessária a utilização de tecnologias que permitam melhorar ao máximo o volume de energia transportado.

centro_excelencia_energia_foto_gleilson_miranda_04.jpg

Centro está sendo criado para atender às demandas de pesquisas em energia na região (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Até o final de setembro será lançada a ordem de serviço para início das obras, tão logo esteja concluído o processo de licitação para escolha construtora. "No começo do ano que vem, em fevereiro ou março, voltaremos aqui para inaugurar este centro", disse José Muniz. De acordo com a Eletrobras, o centro nasce com características sustentáveis e colocando em diálogo direto e simultâneo os setores da infraestrutura e do meio ambiente, em alguns momentos vistos como antagônicos entre si.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter