Acre inicia nova etapa de vacinação contra febre aftosa

De 1° a 30 de novembro, o governo do Acre realiza mais uma etapa de vacinação do rebanho bovino contra a febre aftosa. Reconhecido como área livre da doença desde 2005, nesta 38ª fase da ação o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) tem a meta de imunizar cerca de 2,9 milhões de bovinos e bubalinos.

Jean Carlos Torres, coordenador estadual do Programa da Febre Aftosa do Idaf, informa que a campanha ocorre simultaneamente nos 22 municípios do Acre e envolve cerca de 21 mil propriedades rurais.

Campanha de vacinação inicia nesta quarta-feira (Foto: Cedida)

“Nossa equipe para atuar dispõe de 21 médicos veterinários, 25 auxiliares técnicos, automóveis, quadriciclos, motos e embarcações para que a equipe tenha condições de chegar a todas as propriedades, nos lugares mais isolados”, detalha o coordenador.

O coordenador adianta ainda que o Instituto realizará ação direcionada de vacinação e inspeção clínica de animais na fronteira com a Bolívia. “Isso envolverá em torno de 280 estabelecimentos do lado brasileiro, como estratégia de vigilância ativa da febre aftosa”, explica Jean Carlos.

Ronaldo Queiroz, diretor-presidente do Idaf, ressalta que a imunização dos rebanhos contra febre aftosa é de alta relevância no processo de erradicação do vírus e lembra que o Acre faz parte do primeiro bloco de Estados que atua para retirar a vacinação em 2019.

“Rebanho vacinado é imune a doença, contribui para que o vírus se extermine das populações receptoras e do meio ambiente, proporcionando uma condição epidemiológica favorável a rebanhos livre de infecção”, conclui o presidente do instituto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter