Acre integra Pacto pela Alfabetização

card norte

O ministro da Educação Aloizio Mercadante lançou no início deste mês o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic).

O enfoque do novo ciclo da política pública tem ações específicas para educação básica na Região Norte. O Acre integra a iniciativa, com o compromisso de garantir a alfabetização das crianças com faixa etária até oito anos.

Mercadante destacou a importância das secretarias no programa: “A participação das secretarias estaduais e municipais é necessária para que possamos garantir que todas as crianças saibam ler e escrever. Toda escola começa por esse alicerce”.

Está prevista nessa iniciativa o curso presencial para qualificação de professores das redes públicas que lecionam em turmas de alfabetização.

A diretora de Ensino da Secretaria de Estado de Educação e Esporte, Rúbia Cavalcante, ressalta: “Os ganhos com o Pnaic são imensuráveis. É importante fortalecer as capacidades profissionais, pois, certamente, isso vai gerar grande impacto na qualidade da aprendizagem dos nossos alunos”, afirma.

Atualmente, 25 mil crianças são atendidas no Acre na fase pré-escolar, que compreende a faixa etária de quatro a cinco anos.

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) 2013, o Acre está em quinto lugar, com 58,6% no ranking de estados que obtiveram alta na taxa de escolarização nessa faixa etária.

Até oito anos, o número sobe para 95.687 crianças atendidas. O avanço da alfabetização está em sintonia com a meta 5 do Plano Nacional de Educação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter