“Acre na década dos afrodescendentes” é tema da Conferência Estadual de Igualdade Racial

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio do Departamento de Promoção da Igualdade Racial, promove nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, a Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O evento será realizado no Anfiteatro Garibaldi Brasil da Universidade Federal do Acre (Ufac).

“Trata-se de uma importante iniciativa que irá trazer para debate a igualdade racial. Existe uma visão de que no Brasil não existe racismo, o que não é verdade. Temos nos deparado diariamente com comportamentos preconceituosos que não deveriam mais existir em uma sociedade moderna”, frisou o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão.

O evento é realizado logo após todas as regionais do Acre terem feito suas conferências municipais. Com o tema “O Acre na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”, os encontros estão discutindo o direito à igualdade de oportunidades e a não discriminação, educação em igualdade e conscientização, acesso à Justiça, entre outros.

“A Conferência irá definir as diretrizes da promoção na igualdade racial no âmbito estadual e irá eleger a delegação que participará da IV Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que será realizada nos entre os dias 27 e 30 de maio, em Brasília”, disse Almerinda Cunha, diretora do Departamento de Igualdade Racial da Sejudh.

A iniciativa tem o apoio da Associação das Mulheres Negras, do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Social e demais movimentos sociais.

Igualdade racial

A Conferência irá estabelecer diretrizes e avaliar a implementação de políticas públicas, ações, programas e projetos para promoção da igualdade racial e enfrentamento à discriminação em razão de raça, cor, etnia, religião e origem, em âmbito estadual e nacional, além de fortalecer as ações relacionadas ao gozo de direitos e à igual participação dos afrodescendentes em todos os aspectos da sociedade brasileira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter