Acre ocupa boas posições em ranking de Ciência e Tecnologia

Foto: Gleilson Miranda/Secom
Uma das iniciativas realizadas foi a Expociência, que reuniu mais de 50 instituições (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Em Brasília, secretarias de Estado de todo o Brasil se reuniram para apresentar os resultados da edição 2015 da Semana de Ciência e Tecnologia e traçar o planejamento para este ano. Durante a avaliação, o Acre ficou em destaque no ranking nacional.

Na ocasião, o estado conseguiu o segundo lugar na classificação de número de municípios beneficiados, ficando atrás apenas do Amazonas, e em sexto lugar em atividades realizadas, à frente de estados como o Rio de Janeiro e São Paulo.

A gestora da pasta, Renata Souza, explica que as atividades são desenvolvidas durante todo o ano, e não somente na semana. “Os eventos são sempre focados na popularização da ciência e em como divulgamos e incluímos esses projetos nas regiões menos acessíveis”, destaca.

Fomento à ciência e à tecnologia

Entre as diversas iniciativas realizadas em 2015, destacam-se a Expociência e a Expedição Científica. A primeira reuniu mais de 50 instituições de forma direta e indireta, envolvendo palestras, minicursos, oficinas, mostras e experimentos científicos.

Nela, algumas atividades chamaram a atenção do público, como o Museu de Anatomia Animal do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Acre (Ufac), que recebeu a visita de mais de duas mil pessoas.

No local, também houve a exposição de Robótica da Escola Sesi e dos projetos de Engenharia Elétrica, com sistemas automáticos de modulação, braço mecânico e outros.

Já a Expedição ofereceu oficinas de fitocosméticos, fitoterápicos, experimentos de física, jogos ambientais, palestra de microbiologia e atividades de fisioterapia. O evento foi o responsável por colocar o Acre em segundo lugar no ranking, já que é feito de forma itinerante em diversos municípios.

“Juntando tudo isso, ficamos com um total de 4.075 atividades realizadas durante todo o ano – comparadas a 2014, tivemos um salto de mais de 300%. Tudo isso faz parte de um esforço do governador Tião Viana e de toda a equipe de governo em fomentar a ciência e a tecnologia”, ressalta Renata.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter