Acre participa de Encontro Nacional dos Detrans

O evento pretende propor medidas conjuntas na área de educação e melhorias na prestação de serviços (Foto: Cedida)
O evento pretende propor medidas conjuntas na área de educação e melhorias na prestação de serviços (Foto: Cedida)

A Associação Nacional dos Detrans (AND) realizou nos dias 16 e 17, em São Paulo, o Encontro Nacional dos Departamentos Estaduais de Trânsito, que reuniu dirigentes e técnicos de todo o país na discussão de alterações na legislação de trânsito.

O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Pedro Longo, participou do evento, que propôs medidas conjuntas na área de educação e melhorias em sistemas de informação e prestação de serviços.

O encontro debateu a exigência do exame toxicológico para motoristas com habilitação nas categorias C, D e E, a obrigatoriedade do uso dos simuladores de direção, os ciclomotores e as atividades educativas programadas para o Maio Amarelo.

“O encontro foi uma oportunidade para que todos os órgãos de trânsito do país compartilhem suas experiências, seja com inovações que possam ser aproveitadas por outros estados ou com a exposição das dificuldades encontradas para a busca de uma solução”, afirma Longo.

No encontro, a AND se posicionou absolutamente contrária à forma como foi implantado o exame toxicológico para motoristas com habilitação nas categorias C, D e E. Em votação, os Detrans decidiram, de forma unânime, que irão apresentar pedido para revisão da obrigatoriedade junto à Procuradoria Geral da República (PGR) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

“No Acre, moradores de municípios isolados com acesso somente por via aérea ou pluvial fazem os valores subir para até seiscentos reais”, contou Longo.