Acre participa de encontro nacional para discutir nova Política de Atenção Básica

O Acre esteve presente no Encontro Nacional dos Coordenadores da Atenção Básica, que aconteceu esta semana, em Brasília. O evento, que reuniu coordenadores de todos os estados brasileiros e técnicos do Ministério da Saúde (MS), teve como objetivo debater a nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), aprovada em setembro deste ano, além de discutir em conjunto e de forma colaborativa formas eficientes de colocar o novo texto em prática.

De acordo com a gerente da Divisão de Atenção Primária e Saúde da Família da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), Valéria Moraes, o encontro foi uma oportunidade de levar o panorama do Acre, as necessidades de logística e demanda para a implantação da nova política, além da pactuação de agenda do Ministério da Saúde (MS) no estado.

“Levamos todas as necessidades do Acre, da quantidade de agentes comunitários, porque temos uma região endêmica.  Apresentamos o panorama do Acre e pedimos ajuda ao MS para que esteja atento a nossa realidade e se solidarize conosco, nos auxiliando na condução dessa nova política”, explana.

O Encontro Nacional dos Coordenadores da Atenção Básica , que aconteceu em Brasília, nos dias 12 e 13 deste mês, teve como finalidade ainda esclarecer aos coordenadores estaduais e representantes do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde (COSEMS) sobre as diversas ações, estratégias e programas direcionados à Atenção Básica, além de trazer devolutivas sobre a construção do novo texto da Política Nacional da Atenção Básica, já instituída pela portaria n°2.436 de 2017, e sua agenda de implementação.

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter