Acre participa de maior evento de observadores de aves da América Latina

Ricardo Plácido coordena a atividade de observação de aves no Acre (Foto: Cedida)

Promovido anualmente, o AvistarBrasil vai reunir em São Paulo, entre os dias 19 a 21 deste mês, no Instituto Butantan, adeptos da prática de observação de aves. Durante o evento serão promovidas oficinas, feira, congresso, atividades culturais e educacionais.

O biólogo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e observador de aves Ricardo Plácido vai representar o Acre. “Estamos despontando no roteiro nacional, e isso culminou no convite para participar, primeiramente, do Avistar Brasília e agora do AvistarBrasil, o maior encontro de observadores de aves da América Latina”, explicou Plácido, que coordenada a atividade de observação de aves no estado.

Por estar localizado em uma região da Amazônia, Centro Endêmico Inambari, com distribuição geográfica de várias espécies de aves, o Acre tem se destacado no cenário nacional ao promover a prática em suas florestas públicas, habitadas por espécies raras e diversas.

Plácido destaca que outro fator preponderante para o crescimento da atividade na região são as politicas de conservação – 87% das florestas do Acre estão preservadas. “Manter a floresta em pé reflete diretamente na preservação do habitat das espécies, o que estimula a prática da observação de aves”, ressaltou.

A atividade de observação de aves promove o registro, conservação e conhecimento da avifauna. Estimula ainda uma relação saudável com a natureza, por meio do turismo responsável, bem como uma relação de responsável dos usuários com as unidades de conservação.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter