Acre participa de seminário de Turismo em Áreas Protegidas da Amazônia

Evento contou com a participação de gestores do Brasil, Costa Rica, Estados Unidos e Colômbia (Foto: cedida)

Técnicos das secretarias estaduais de Turismo e Lazer (Setul) e Meio Ambiente (Sema) participaram na última semana do IV Seminário de Turismo em Áreas Protegidas da Amazônia, realizado em Manaus (AM).

O evento teve como objetivo discutir os desafios da implantação de uso público da Região Amazônica, do fomento ao desenvolvimento do turismo, diversificação de oportunidade de atividades das Unidades de Conservação (UCs), além de propor parcerias com iniciativas privadas, ONGs, comunidades e instituições governamentais.

Por fazer parte do bioma Amazônico, o Acre é detentor de inúmeras UCs e está entre os estados da Região Norte com maior potencial para desenvolver atividades turísticas em suas áreas protegidas, principalmente com as comunidades tradicionais.

“Nossa participação no seminário foi de grande importância, pois pudemos assimilar experiências alusivas à prática do turismo sustentável e de base comunitária, que foram compartilhadas por gestores de UCs do Brasil, Costa Rica, Estados Unidos e Colômbia”, diz o técnico de turismo de aventura da Setul, Mack Willis.

O gestor do Parque Estadual Chandless, Jesus Rodrigues, destacou que, na oportunidade, ainda foram apresentadas aos participantes as unidades de conservação do estado: “Pudemos conhecer experiências positivas inerentes ao turismo de desenvolvimento de países com biomas iguais ou similares ao nosso, como o da Colômbia e Costa Rica, por exemplo. Dessa forma, mostramos que podemos desenvolver um turismo sustentável nas unidades do Acre”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter