Acre participará de encontro sobre Áreas Protegidas da Amazônia na Colômbia

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, vai representar o Acre no Encontro Regional de Áreas Protegidas do Bioma Amazônico, em Bogotá, Colômbia, nos dias 20 e 21. A Secretaria de Meio Ambiente (Sema) é gestora de uma dessas áreas prioritárias, o Parque Estadual Chandless, dentro do projeto Integrando Áreas Protegidas da Amazônia (Iapa). No encontro serão planejadas ações para dar funcionalidade e otimizar a governança das paisagens que formam o corredor ecológico entre o Brasil, Bolívia e Peru.

O Parque Estadual do Chandless é uma das áreas prioritárias do Iapa. (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Israel Milani acha importante esse tipo de iniciativa. “Faz-se necessário apoiar e viabilizar o diálogo intersetorial, considerando que os países compartilham realidades ambientais e problemas similares e a colaboração é fundamental para a busca de soluções comuns e fortalecimento regional”, comentou o secretário. A chefe da Divisão de Áreas Naturais Protegidas da SEMA, Flávia Dinah, também vai participar do evento.

Secretário de Meio Ambiente do Acre, Israel Milani. (Foto: Katiúscia Miranda)

No encontro serão socializados ainda os resultados alcançados pelo Projeto Iapa na Paisagem Sul, após dois anos de implementação, bem como planejadas futuras ações da Visão Amazônica da Rede de Cooperação Técnica Latino-americana de Parques Naturais (REDPARQUES). Compõem a Paisagem Sul da Iniciativa Iapa, a Reserva Comunal e Parque Nacional Alto Purus, do lado peruano. Do lado brasileiro a Reserva Extrativista Cazumbá Iracema e o Parque Estadual Chandless e na Bolívia a Reserva Manuripi. A Paisagem Norte compreende Áreas Protegidas na Colômbia, Peru e Equador.

O projeto Iapa é financiado pela União Europeia, coordenado pela Organização para Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) e implementado pelo Programa Ambiental das Nações Unidas (UM-Ambiente), a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e Wold Wildlife Fund (WWF), em estreita parceria com os governos nacionais e subnacionais dos países que dispõem das Áreas Protegidas selecionadas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter