Debate

Acre promove Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária

Referência no combate à febre aftosa, o Acre promove nos próximos dias 27 e 28 (quinta e sexta-feira), o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), em Rio Branco.

O evento é organizado pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), e reúne gestores da área de sanidade animal e vegetal de todos os centros do Brasil.

Ronaldo Queiroz, diretor-presidente do Idaf, explica que “este fórum tem o intuito de discutir ações de defesa animal e vegetal a níveis nacional e fronteiriço”, salientou o gestor e anfitrião do evento.

Entre os principais temas que serão abordados no Fonesa destaca-se a evolução do estado de livre sem vacinação, com ênfase para o Acre e Rondônia – primeiros estados brasileiros a retirar a vacina contra a febre aftosa, a partir de maio de 2019.

Há 17 anos o Acre se mantém livre da febre aftosa (Foto: Angela Peres/Secom)

“A realização deste encontro em nosso estado representa um reconhecimento, por parte do Fonesa, aos serviços que o Idaf vem promovendo de maneira séria e comprometida em prol da defesa agropecuária”, frisou Ronaldo Queiroz.

Além dos gestores dos institutos de Defesa Agropecuária e Florestal dos estados brasileiros, prestigiam o encontro o presidente do Fonesa, Inácio Afonso Kroetz, bem como representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)  do Conselho Nacional de Agricultura (CNA).

Acre livre da aftosa

Há 17 anos o Acre se mantém livre da febre aftosa, e por doze anos consecutivos tem reconhecimento internacional da World Organization for Animal Health (OIE) – Organização Mundial da Saúde Animal.

Os resultados da primeira etapa da campanha de combate à aftosa apontam que, mais uma vez, o estado superou a média de cobertura vacinal proposta às regiões pelo Mapa, de 95%, alcançando a marca de 99,18% de rebanho vacinado.

No mesmo período em 2015 (junho), o resultado foi de 98,57% de cobertura vacinal, e de 99,12% em 2016. O governo do Estado, por meio Idaf, mantém números crescentes em razão de investimentos na política de defesa animal.

Sobre o Fonesa

Criado em 2000, o Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária é formado por entidades de defesa agropecuária de todo o país e tem como principal finalidade promover a permanente articulação entre os órgãos, objetivando o desenvolvimento harmônico e integrado das ações de sanidade animal, vegetal e inspeção higiênico-sanitária e tecnológica dos produtos de origem animal e vegetal.

Leia também: Acre supera desafios e registra marca recorde de 99,18% de rebanho vacinado