http://www.agencia.ac.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/AB019179-A13F-4014-981B-3DF942D4A185-1200x400.jpeg
Saúde

Acre qualifica novos servidores da saúde em parceria com Faculdade de Medicina do ABC

Arison Jardim
05.12.2018 14:38
Atualizado 10.12.2018 às 9:33

Nesta semana, 10 novos profissionais apresentaram sua defesa para doutorado e mestrado (Foto: cedida)

Durante a Segunda Semana de Integração Científica da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) e do Governo do Acre, finalizada nesta quarta-feira, 5, em Santo André, São Paulo, foram apresentadas 10 novas defesas entre mestrado e doutorado. O governador Tião Viana esteve presente e participou como professor de uma das bancas nesta manhã.

As teses visam resolver questões da saúde pública, focando em problemáticas recorrentes no Acre. A exemplo da banca em que Tião Viana participou, o qual o projeto de Natália da Silva, agora cientista e doutora, trata de pacientes com diabetes tipo 2.

“É uma honra participar como examinador desta banca de doutorado. Nosso governo está formando 40 acreanos em mestrado e doutorado nesta parceria com a Faculdade de Medicina do ABC. Fizemos do Acre o estado da Amazônia com o maior número de pós-graduados por habitante (em saúde)”, afirmou o governador.

Ao realizar parceria com diversas instituições de ensino, a gestão de Tião Viana já garantiu a formação de 1000 profissionais na área da saúde. As parcerias foram realizadas com as universidades de São Paulo (USP), Federal da Bahia (UFBA), de Brasília (UnB), Federal de Santa Catarina e Federal do Pará (UFPA). Recentemente, o governo começou uma nova parceria com a Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, para a área do Direito, além da FMABC.

Para Luiz Carlos de Abreu, coordenador da parceria pela FMABC e professor doutor, esta foi uma “semana produtiva, de grande troca de conhecimentos, em que o senhor governador, por meio do seu lastro e conhecimento científico, corroborou e muito para finalizarmos essa apresentação com êxito”.

Ele exalta ainda a importância desta parceria para a população acreana. “Nós cumprimos com maestria aquilo que reza a publicidade da administração pública, provendo informações e formação daqueles que irão continuar labutando no dia-a-dia no estado do Acre. Oxalá, sejam capazes de prover melhoria na qualidade assistencial da população do estado do Acre”.

Pesquisa e conhecimento

Em um cenário pouco animador para a ciência e tecnologia no Brasil, com o governo Federal botando o menor orçamento da história para o setor, sendo o deste ano cerca de 19% menor que 2017, o governo do Acre ousa em dar a oportunidade para 40 pesquisadores darem voz ao conhecimento.

Esta parceria do governo detém investimentos da ordem de mais de R$ 1,3 milhão e representa, além da qualificação para as políticas públicas do estado, um passo importante para a instauração do curso de Medicina na região do Juruá, no Acre. A ação é executada por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), com o intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), em parceria com a FMABC e a Ufac. Foram selecionados 40 médicos e outros profissionais da saúde – 30 fizeram o mestrado e dez, o doutorado.

João Francalino, Narjara Campos, Marcos Araripe, Fabiana Martins. Fabiano Santana. Francisco Albino (Cruzeiro do Sul) e Vítor Djannaro, são os novos mestres. Lea Suzuki, Mauro de Deus e Natália Marques são os novos doutores.

Conhecimento e ciência pautam gestão de Tião Viana – Artigo de Arison Jardim

Mesmo antes de começar a gestão, o governo de Tião Viana frente ao estado do Acre foi pautado no conhecimento, seja empírico ou acadêmico. Antes de sua posse, uma grande equipe realizou por meses diversas audiências públicas em todo o território, dados que serviram de base para os planos de governo dos dois mandatos. Vemos [...]

Acre qualifica servidores da saúde pública com investimento em ciência e pesquisa

Em um ambiente de muita concentração e dedicação ao saber, 40 alunos acreanos estão tendo a oportunidade de qualificação acadêmica na Faculdade de Medicina do ABC. A iniciativa é uma ousadia do governo do Estado para, por meio da ciência e pesquisa, buscar melhorias para as políticas públicas na saúde pública. Os alunos, que por […]

Governo fortalece saúde pública com pesquisa científica, em parceria com a Faculdade de Medicina do ABC

Esta semana, em Santo André, São Paulo, o conhecimento e a ciência se tornam o maior aliado da saúde pública do Acre. Em uma iniciativa do governador Tião Viana, há dois anos o governo do Estado, a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) iniciaram a parceria para a […]

Mais notícias