Acre registra 3.860 doadores de medula óssea pelo Hemoacre

Quem deseja fazer parte do cadastro deve se dirigir ao Hemoacre, em Rio Branco, onde será colhida uma amostra de sangue (Foto: Arquivo Secom)
Quem deseja fazer parte do cadastro deve se dirigir ao Hemoacre, em Rio Branco, onde será colhida uma amostra de sangue (Foto: Arquivo Secom)

O Acre registra 3.860 doadores de medula óssea pelo Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemoacre). A informação foi anunciada pelo médico Denys Fujimoto ao governador Tião Viana, na manhã desta quinta-feira, 24.

O número ainda é pequeno, mas bastante motivador, tendo em vista que o Acre começou há pouco tempo sua campanha de doação de forma mais intensa.

Ainda segundo o médico, o Estado optou por uma estratégia diferente: um trabalho informativo pulverizado por meio de campanhas educacionais para que as pessoas realmente entendessem a importância de ser um doador de medula.

“Tínhamos muita gente que chegava à coleta da amostra de sangue sem realmente entender o que estava fazendo ali. Com a campanha informativa, as pessoas entendem melhor a importância de fazer parte do banco, e para nós esse é um número bom, sendo que nos esforçaremos para conseguir aumentá-lo”, conta Denys Fujimoto.

Os interessados em se cadastrar para doação de medula óssea devem procurar o Hemoacre, onde um pequeno procedimento de coleta de sangue é realizado.

A amostra então é enviada para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), no Rio de Janeiro, onde serão cruzadas as informações dos doadores com os pacientes. Se houver compatibilidade, ambos serão contatados para novos procedimentos.

Vale lembrar que pessoas que necessitam de transplante de medula óssea possuem chances mínimas de encontrar doadores fora do ambiente familiar.

Por isso, o Ministério da Saúde estimula para que haja doadores cadastrados no Redoma em todas as regiões do país. Atualmente, o banco de dados conta com cerca de quatro milhões de doadores.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter