salvando vidas

Acre salva mais uma vida com 36º transplante de fígado

Na manhã desta quinta-feira, 10, nos corredores do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, os sentimentos de tensão e esperança se misturavam.

Isso porque a unidade realizava 0 36º transplante de fígado do Acre.

O órgão foi doado pela família de um jovem de 18 anos, vítima de traumatismo craniano que residia em Belém, capital do Pará. O fígado chegou a Rio Branco durante a madrugada em uma aeronave da Força Área Brasileira (FAB).

O receptor do fígado tem 57 anos e sofre de hepatite C, e desde janeiro deste ano aguardava na fila de espera por um transplante. Esse é o sexto transplante de fígado realizado somente em 2018.

Dados da Associação Brasileira de Transplantes (ABTO) revelam que o Acre foi em 2017 o quinto estado brasileiro que mais realizou, proporcionalmente, transplante de fígado no Brasil, além de ser o único da Região Norte a fazer esse tipo de procedimento.

Desde a criação da Central de Transplantes do Acre, em 2006, já foram realizados mais de 300 procedimentos no HC, sendo 89 de rim, 200 de córneas e 36 de fígado. Outros 300 foram viabilizados via Tratamento Fora de Domicílio (TFD).