Acre se destaca durante encontro nacional do Plano ABC

Construção do plano de Agricultura de Emissão de Baixo Carbono no Acre foi apresentado durante reunião em Brasília (Foto: Cedida)
Plano no Acre foi apresentado durante reunião em Brasília (Foto: Cedida)

Brasília sediou a II Reunião Nacional do Plano Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC). Representantes de vários estados participaram do encontro.  A reunião técnica teve por objetivo nivelar o andamento do Plano ABC e discutir os principais resultados, estratégias de sucesso e entraves observados, para fins de aprimoramento do plano.

No encontro, foram apresentadas informações gerais sobre a implementação, a plataforma de monitoramento, questões relacionadas às discussões mais amplas sobre mudança do clima e, ainda, uma proposta inicial para um plano de adaptação para o setor agropecuário frente às projeções de mudança do clima.

Plano do Acre é apresentado durante encontro

Dentre as ações que fazem parte do plano, está o programa florestas plantadas (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Entre as ações que fazem parte do plano, está o programa florestas plantadas (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

Entre os estados participantes, cinco foram escolhidos para falar sobre as experiências. O Acre foi um deles. “O que chama a atenção no Acre é o grande envolvimento de entidades, sejam governamentais ou que representam a sociedade civil organizada”, afirma Éllen Abud, representante da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

Temas como Recuperação de Pastagens Degradadas, Sistema de Plantio Direto e Sistemas Agroflorestais, Integração Lavoura Pecuária e Floresta, Fixação Biológica de Nitrogênio, Florestas Plantadas e Adaptação às Mudanças Climáticas, discutidos durante a realização da Oficina de Construção do Plano ABC realizada no Acre, entre os dias 4 e 6 de novembro, foram apresentados durante o encontro .

Além dessa explanação, foi enfatizado o envolvimento do Estado no desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis que atualmente atuam para mitigar e adaptar as mudanças climáticas.

O próximo passo para a elaboração do Plano ABC do Acre é a avaliação pelos órgãos que participaram da oficina para revisar e acrescentar novas informações, e assim ele poder ser publicado oficialmente.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter