Acre se destaca na implementação de programas de prevenção do uso de álcool e outras drogas

Osprogramas se destacaram na prevenção ao uso de álcool, cigarro e outras drogas junto aos jovens e suas famílias (Foto: Val Fernandes/Secom)
Programas se destacaram na prevenção ao uso de álcool, cigarro e outras drogas junto aos jovens e suas famílias (Foto: Val Fernandes/Secom)

Os programas Famílias Fortes, Jogo Elos e #Tamojunto, coordenados pelo Ministério da Saúde e implementados no Acre pelo governo do Estado, destacaram-se ao longo de sua atuação por trabalhar na prevenção ao uso de álcool, cigarro e outras drogas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. O encerramento das atividades ocorreu nesta sexta-feira, 2, no auditório do Hospital de Urgência e Emergência (Huerb), em Rio Branco.

A Secretaria Estadual de Saúde atua como articuladora na implementação dos três programas, enquanto as secretarias estadual de Educação, municipal de Saúde e municipal de Assistência Social atuam como executoras das atividades, numa ação intersetorial.

A implementação desses programas no Brasil se deu a partir de articulações da Coordenação Nacional de Saúde Mental do Ministério da Saúde, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

Segundo a consultora do Ministério da Saúde Débora Pereira, a necessidade desses programas surgiu após avaliação de que não havia programas nacionais com evidências comprovadas sendo executados no país, tendo sido buscado identificar programas internacionais respaldados e testados em países com estruturas políticas e sociais semelhantes ao Brasil.

Para Débora Pereira os programas são inovadores por permitir promover habilidades nos jovens, promover vínculos e aproximar pessoas (Foto: Val Fernandes/Secom)
Para Débora Pereira, os programas são inovadores por promoverem habilidades e aproximarem pessoas (Foto: Val Fernandes/Secom)

Ela afirmou ainda que as iniciativas são inovadoras, por promoverem habilidades nos jovens, aproximarem pessoas e trabalharem com instituições de forma mais ampla que o foco na substância da droga.

A vice-governadora Nazareth Araújo, que participou do evento de encerramento, parabenizou os profissionais pelo sucesso dos programas e o resultado na melhoria de vida das pessoas beneficiadas.

“O Acre é um estado muito responsável na implementação dos programas. Ele não retrocedeu na implantação dessas iniciativas, ao contrário, ampliou o alcance social. Aqui contamos com pessoas realmente disponíveis e engajadas na implementação desses programas, o que tem permitido trabalharmos na três vertentes da saúde mental, tendo chamado atenção do restante do país. É o único estado da Região Norte que possui tais programas”, frisou Nazareth Araújo.

Um pouco sobre os programas

O programa #Tamojunto possui uma metodologia que enfatiza o caráter interativo, estimula trocas constantes de experiências entre os educandos por meio de atividades lúdicas que integram elementos do estilo de vida dos adolescentes e suas crenças, fortalecendo o vínculo positivo entre eles.

São executadas em escolas de Rio Branco e Cruzeiro do Sul com aulas realizadas e oficinas com pais e responsáveis realizadas pelos profissionais de saúde e educação. É destinado a estudantes do 8º ano do ensino fundamental que estão na faixa etária de 13 anos.

Os programas beneficiam os jovens e suas famílias (Foto: Val Fernandes/Secom)
Programas beneficiam os jovens e suas famílias (Foto: Val Fernandes/Secom)

O programa Jogo Elos é um programa voltado para crianças entre seis e dez anos matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, que contribui para a produção de interações harmônicas, proativas e cooperativas entre os educandos e entre estes e os educadores, bem como com suas comunidades de pertencimento.

Nesse programa são executadas aulas/jogos em sala pelo professor e realizadas oficinas com os pais e alunos ao longo do semestre, mediadas pelos profissionais da saúde e da educação.

O programa Famílias Fortes é uma proposta de intervenção junto a famílias que atua na construção e fortalecimento dos vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção. Pode ser desenvolvido em escolas e em espaços comunitários. É destinado a famílias com filhos adolescentes (10 – 14 anos).

Este ano foram beneficiadas 42 famílias em seis bairros de Rio Branco:  Cidade Nova, Calafate, São Francisco, Nova Estação, Sobral e Santa Inês.