Acre sedia curso sobre inteligência cibernética

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), promove durante toda a semana o curso de inteligência cibernética, no auditório da Secretaria de Polícia Civil.

O curso tem por objetivo capacitar os profissionais da área de inteligência de segurança pública para fazer uso de equipamentos e softwares que possibilitem o planejamento, a avaliação e a execução de projetos de mensuração e monitoramento de comunicação online, visando garantir a segurança cibernética.

Os 39 alunos terão a oportunidade de adquirir conhecimentos e serem multiplicadores da informação, formando uma rede de conhecimento para o enfrentamento à criminalidade em ambiente cibernético (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Ministrado por instrutores da Senasp, o curso terá duração de cinco dias, totalizando 40 horas/aula em disciplinas que vão desde fundamentos doutrinários de inteligência em segurança pública à investigação em ambiente cibernético.

Para o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Glayson Dantas, o curso reforça as ações de inteligência e amplia o campo de investigação. “A realização deste curso demonstra a preocupação da Senasp e dos demais Estados participantes em capacitar e criar condições favoráveis aos operadores de segurança para o enfrentamento mais eficaz à criminalidade em ambiente cibernético.”

A representante da diretoria de Inteligência da Senasp, Camila Rodrigues Marques, falou da importância do curso para os operadores de segurança. “É uma determinação da Senasp e está dentro do planejamento da secretaria nacional e proporciona a atualização dos profissionais que trabalham na área de inteligência o que vai subsidiar os relatório com maior riqueza de detalhes”, finalizou Camila Marques.

O curso, em sua 12ª edição, é promovido pela Senasp por meio de sua diretoria de inteligência e está sendo ofertado em âmbito nacional atendendo integrantes do sistema de inteligência dos Estados de Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Tocantins.

O diretor de inteligência da Polícia Civil do Acre, delegado Alcino Loureiro, esclarece que a atualização se faz necessária para o bom uso da tecnologia em favor da segurança pública. “Estamos vivendo um avanço tecnológico e essa parceria do governo do Acre por meio da SENASP proporciona aos nossos operadores de segurança, sobretudo aqueles ligados à inteligência, o aprimoramento de técnicas e uso de equipamento e softwares que possibilitam uma investigação célere e mais eficaz, disse o delegado.

O resultado da capacitação e o aprimoramento do conhecimento, aliado ao avanço tecnológico e à velocidade da informação, são fatores primordiais para uma boa investigação e devem ser usados em favor da segurança pública no combate à criminalidade.

No total, são 39 alunos que terão oportunidade de adquirir conhecimentos e serem multiplicadores da informação, formando uma rede de conhecimento para um enfrentamento firme, sobretudo, aos crimes em ambientes cibernéticos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter