Acre Solidário intensifica ações da campanha SOS Enchente Juruá

Governo do Estado destinou a entrega de suprimentos às comunidades ribeirinhas (Foto: cedida)

O movimento Acre Solidário, coordenado pela primeira-dama Marlúcia Cândida, intensifica a campanha SOS Enchente Juruá, realizando atividades de mobilização para doações de suprimentos às famílias atingidas na região.

Uma das iniciativas é sensibilizar os servidores das secretarias, por meio da Rede de Estado de Humanização da Gestão Pública. O trabalho de mobilização, que tem um alcance significativo, já faz parte das campanhas do Acre Solidário.

“Os servidores e voluntários estão se mobilizando em seus espaços. Acreditamos que o resultado será gratificante, como em outras campanhas. São doações feitas com o coração”, comenta a primeira-dama.

Quem quiser participar da campanha, as doações podem ser entregues no Palácio das Secretarias e na OCA, pontos de coleta no centro de Rio Branco.

Todo o arrecadado será para suprir as necessidades das 846 famílias que estão desabrigadas em Cruzeiro do Sul.  A enchente atingiu na zona urbana 11 bairros e dois na rural.

O Acre Solidário também está atuando em Cruzeiro do Sul assessorando o grupo do Juruá Solidário na coleta, triagem dos suprimentos e mapeamento das localidades que necessitam de assistência.

“Foi com esse trabalho que pudemos compreender a realidade da situação e com isso conseguimos atuar de forma a prestar uma melhor assistência às famílias, principalmente as ribeirinhas. Visitamos algumas localidades mais atingidas”, comentou a coordenadora executiva da SOS Enchente Juruá, Walnizia Cavalcante.

Assistência às comunidades ribeirinhas

Com o diagnóstico e mapeamento da região o governo do Estado, um dos parceiros da campanha, destinou recursos na ordem de R$ 100 mil para a compra de kits de limpeza e suprimentos alimentares, por meio da secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds).

Na última quinta-feira, 16, foi efetuada a entrega dos primeiros kits. Participaram da ação o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o 61º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), a Marinha do Brasil, a Defesa Civil e voluntários do governo estadual e do Juruá Solidário.

No Paraná dos Mouras foram entregues 185 kits e 82 distribuídos em Luzeiro, Ramal dos Esquecidos, Pucalpa, Mundurucus, Guarani e Praia da Amizade. Foram beneficiadas 267 famílias e as entregas continuam em outras localidades atingidas.

“Nosso foco são os ribeirinhos, comunidades indígenas e rurais. Muitos perderam suas plantações de onde tiram o sustento de toda a família”, explicou a primeira-dama.

Solidariedade e alegria

O Carnaval Solidário – Baile à Fantasia foi mais uma das iniciativas promovidas pela campanha. Toda a renda arrecadada foi doada à Central de Articulação das Entidades de Saúde do Acre (Cades) para assistir as famílias atingidas pela enchente no Juruá.

“O baile sempre teve esse caráter beneficente. Esta edição é dedicada principalmente aos ribeirinhos e famílias da zona rural da região”, disse Marlúcia.

A coordenação do Acre Solidário prepara outras ações para intensificar a campanha.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter