Acre vai realizar primeira Conferência de Vigilância em Saúde

Primeiras reuniões de planejamento da Conferência de Vigilância em Saúde já estão acontecendo (Foto: Cedida)

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 13, o decreto que convoca a 1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde (CNVS). Prevista para os dias 19 e 20 de outubro, a conferência tem o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade.

A realização é do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e do Conselho Estadual de Saúde.

O objetivo da conferência é debater a integração dos programas de vigilância em saúde, como epidemiológicas, sanitárias, ambiental e dos laboratórios de saúde pública.

O resultado da conferência estadual será apresentado na 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde que ocorre nos dias 21 e 24 de novembro em Brasília.

Rossana Freitas, que é presidente do Conselho Estadual de Saúde, destacou a importância da realização do evento.

“Teremos a primeira conferência nesses moldes no Acre. Isso, com certeza, será de suma importância na construção de uma Política de Vigilância em Saúde. É um meio que a gestão tem de ouvir a população de forma ampla e organizada e como forma de expressar e contribuir com sugestões à saúde estadual”, destaca.

Para garantir a representatividade de todo o estado, antes da etapa estadual serão realizadas as conferências municipais nos 22 municípios acreanos.

“Já estamos nos reunindo, planejando e preparando as equipes que irão fazer a mobilização no interior, para que tenhamos a efetiva participação de todos os setores da sociedade em todo o Acre”, destaca Moisés Viana, gerente de Vigilância em Saúde da Sesacre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter