Geral

Acre vai sediar Encontro de Mulheres Indígenas

Concita Cardoso
11.08.2017 14:11

Governadora em exercício recebe lideranças indígenas para falar sobre o encontro (Foto: Val Fernandes/Secom)

Trocar experiências entre mulheres indígenas, dar visibilidade e fortalecer a participação das mulheres indígenas na vida produtiva, cultural e política das aldeias, observar e refletir sobre o impacto vivenciado pelas mulheres na segurança alimentar com as mudanças do clima. Estas são algumas discussões que serão levadas para o Encontro de Mulheres Indígenas do Acre, de 29 a 31 de agosto, em Rio Branco.

O encontro contará com a presença de mulheres indígenas do Amazonas, Amapá, Roraima e do Peru. Para falar sobre o assunto a governadora em exercício Nazareth Araújo recebeu na manhã desta sexta-feira, 11, na Casa Civil, lideranças indígenas, para alinhar as contribuições do governo na realização do evento.

“Iniciativas como essas são importantes, por resultar no empoderamento das mulheres indígenas e no fortalecimento do trabalho que elas já realizam. Como governo, nossa função será a de apoiar e ajudar a definir diretrizes que venham contribuir na melhoria da qualidade de vida das comunidades indígenas”, explicou Nazareth Araújo.

Estão entre os resultados esperados do encontro o fortalecimento de laços entre as mulheres indígenas da Amazônia, a identificação de experiências de referência que possam ser inspiradoras para as mulheres indígenas e o começo de uma linguagem comum de empoderamento dessas mulheres a partir de experiências concretas.

“O encontro irá ajudar a fortalecer a cultura e a valorização feminina nas aldeias”, observou Francisca Arara, uma das organizadoras do evento.

Mais notícias