A força do voluntariado e o Acre Solidário no amparo aos desabrigados

Para ser um voluntário na ajuda das vítimas da enchente é preciso apenas se apresentar na administração de um dos espaços de acolhimento dos desabrigados: Sebrae, Ginásio Coberto, Sest/Senat ou no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco.

Em entrevista para a TV Aldeia, o promotor de justiça Almir Branco, da Vara da Infância e da Juventude, ressaltou a importância do voluntariado. “Esse trabalho só é possível com a ajuda deles”. E quem pretende ajudar com a doação de alimentos não perecíveis e outros produtos precisa ficar atento aos itens que são solicitados pela Prefeitura de Rio Branco, por meio da Defesa Civil e Secretaria de Cidadania e Assistência Social, para evitar desvios com a ação de oportunistas.

Houve casos de abuso de quem pediu, mas não era uma das vítimas que está  desabgrigada. “Uma pessoa que doou tijolos entrou em contato comigo perguntando se havíamos recebido. Mas nós nem sabíamos disso, em nenhum momento pedimos tijolos”, explica Gilvan Vasconcelos, coordenador da Defesa Civil.

Acre Solidário

Os foliões também foram convidados para se juntarem a campanha durante o Carnaval Legal que Só. A doação de material podia ser entregue nas duas vias que davam acesso a festa, uma pela Avenida Amadeo Barbosa e outra pela entrada do Estádio Arena da Floresta. Cerca de 5 mil pacotes de fraldas descartáveis foram arrecadados, fora os outros itens considerados como prioridade – leite em pó, massa de mingau, produtos de higiene e de limpeza – que já estão sendo contabilizados para a entrega.

A rede Supermercados Araújo no Bosque, Tangará, Aviário e 2º Distrito, o Via Verde Shopping, a Polícia Militar, Uninorte, Catedral, OCA, Fiea, o Palácio das Secretarias, as igrejas Internacional da Graça, Batista do Bosque e Catedral, e a loja Gratia Plena continuam com a tarefa de receber esses donativos.