Ações de limpeza das cidades no pós-enchente são discutidas em reunião do Gabinete Integrado

O planejamento operacional de limpeza das cidades atingidas pelas enchentes dos rios no Acre foi discutido neste domingo, 26, na segunda reunião diária do Gabinete Integrado de Mobilização-Alagação 2012. Na reunião coordenada pelo governado Tião Viana e acompanhada pelo prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, foi definido que o Departamento de Estradas e Rodagens do Acre (Deracre) e equipes de saúde trabalharão nesta limpeza.

O Estado e os municípios também terão o apoio do Exército na retirada de entulhos e desobstrução de vias. O comandante Santos do 7° Batalhão de Engenharia e Construção (7° BEC) revela que essa ajuda na limpeza da cidade já está sendo disponibilizado pelo Exército para o município de Brasileia que foi o mais afetado, na área urbana, pela enchente no Acre.

“Neste domingo foram enviados uma pá carregadeira e uma caçamba e na segunda-feira será enviada outra pá carregadeira e outra caçamba. Isso vai ajudar a reorganizar a cidade neste período”, ressalta o comandante do 7° BEC. Mesmo com o Rio Acre ainda apresentando sinais de que permanece enchendo na área de Rio Branco, o governador Tião Viana avisou que entrará em contato com o Ministério da Defesa para solicitar reforço do Exército quando chegar o momento de trabalhar na limpeza e desobstrução de vias na capital.

De acordo com o comandante Santos, até o momento no Acre há 788 homens do Exercito trabalhando em vários municípios que foram vítimas do desastre ambiental. Os custos econômicos que as operações de limpeza e desobstrução de ruas que terão apoio do governo também foram debatidos durante a reunião.

Reconstrução de unidades de saúde

Em virtude das enchentes Estado e municípios também registram danos em unidades de saúde e preocupada em buscar o quanto antes solução para este problema a coordenadora da Força Nacional, Conceição Mendonça, assegurou a Tião Viana que levará ao Ministério da Saúde o pedido de envio ao Acre de técnicos e engenheiros.

“Esses técnicos farão laudos de danos e poderão auxiliar o governo e prefeituras a reconstruir as unidades de saúde”, detalha a coordenadora. Conceição Mendonça retorna a Brasília nesta segunda-feira, 27, após acompanhar a situação enfrentada pelo Acre com o transbordamento de rios e acompanhar o trabalho das equipes de saúde que prestam assistência às famílias e indígenas vítimas da enchente. “Quero muito agradecer o apoio que o governo nos deu neste momento”, pontou a coordenadora de saúde da Força Nacional.