Brincadeiras serão desenvolvidas nos turnos da manhã e tarde (Foto: Assis Lima)

Brincadeiras serão desenvolvidas nos turnos da manhã e tarde (Foto: Assis Lima)

Alunos do curso de Psicologia da Uninorte se revezam na recreação das crianças abrigadas no Parque de Exposição Marechal Castelo Branco. São quarenta estudantes do primeiro período que resolveram pôr em prática o projeto Psicoalegria, da professora Vera Alice, coordenadora do curso.

Para o grupo, estar em contato com as crianças é um modo especial de colocar em prática o aprendizado acadêmico. “As crianças que viram suas casas atingidas pela cheia, que estão fora de casa, precisam de apoio emocional, de brincadeiras que lembrem a normalidade do dia-a-dia deles. O projeto tem esse objetivo: usar a psicologia como forma de levar alegria para quem   precisa, como é o caso aqui”, explicou o estudante Antônio Mota, 18.

O voluntariado dos estudantes da Uninorte começou nesta quinta feira, 23, pela manhã. A intenção dos alunos é continuar as ações até que o período de cheia do Rio Acre chegue ao fim. Os 40 estudantes vão se revezar de forma que haja, diariamente, brincadeiras nos turnos da manhã e tarde.

Mais voluntários

Só no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, que abriga o maior número de famílias, cerca de 400 pessoas se apresentam diariamente como voluntários. São servidores públicos, estudantes, evangélicos, pessoas comuns que veem no voluntariado uma oportunidade de ajudar quem teve a casa atingida pela cheia do Rio Acre.

“Nos outros abrigos essa força também está presente”, lembrou o prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim. Ele ressaltou que, apesar de todos os esforços, os governos federal, estadual e municipal, precisam dessa ajuda. “Essa é a hora de os acreanos mostrarem sua marca da solidariedade. Quem quiser participar é só procurar os abrigos.”