Arraial Cultural terá Concurso Nacional de Quadrilha, e shows de Elba Ramalho e Quinteto Violado

Evento realizado pelo Governo do Estado começa nesta segunda-feira, com diversas atrações

01.jpg

Homens trabalham na decoração e montagem do espaço no estádio Arena da Floresta (Foto: Victor Luciano/Secom)

1246999293_arral_cultura_foto_val_fernandes_fem_03.jpg

Festival Nacional de Quadrilha será uma das muitas atrações do evento (Foto: Val Fernandes/FEM)

elba.jpg

Show da paraibana Elba Ramalho será na quinta-feira (Foto: Divulgação)

Estão em ritmo acelerado os preparativos para o 12º Arraial Cultural que será realizado pelo Governo do Estado no estacionamento do estádio Arena da Floresta a partir da próxima segunda-feira, 12, até 18 deste mês. Neste ano a expectativa dos organizadores é grande e o evento promete superar os números das edições anteriores devido à realização simultânea do Concurso Estadual de Quadrilhas e do 6º Concurso Nacional de Quadrilhas, que acontece pela primeira vez no Acre, além das muitas atrações especiais. Dez Estados já confirmaram participação, e são esperados mais de 800 quadrilheiros de outras regiões.

Além dos concursos de quadrilhas, há muitas outras atrações na programação oficial já divulgada pela Fundação Elias Mansour. No dia 14, quarta-feira, haverá show de forró com a cantora Verônica Padrão e a banda acreana Pimenta de Cheiro. No dia 15, quinta-feira, a atração fica por conta do show da cantora paraibana Elba Ramalho. Já na sexta-feira, os visitantes do Arraial Cultural poderão apreciar o belo show do grupo brasileiro Quinteto Violado. No sábado, 17, haverá a apresentação cultural dos bois amazonense Garantido e Caprichoso. E no último dia, o encerramento do 12º arraial com show regional e divulgação do resultado do 6º Concurso Nacional de Quadrilhas. Isso tudo na programação do Palco Arena dos Folguedos. Enquanto isso, no Palco Saudades do Seringal, a festa também acontece com apresentações de bandas do Acre, do Ceará e bingos.

Neste ano, a programação também tem a realização de uma oficina: "Contação, Recontação e Criação de Histórias de Cordel", com Edmilson Santini. O Curso será realizado na Casa de Leitura da Gameleira nos dias 13 e 14 de julho, das 14 às 18 horas. Segundo a Coordenadora do Arraial, Karla Martins, da FEM, as vagas são limitadas e as inscrições antecipadas podem ser feitas no local da oficina.

No Arraial haverá a já tradicional Barraca das Tradições. Sempre a partir das 18h30 começam o Correio do Amor, Barraca do Beijo, Prendas e Adivinhações Juninas, Contação de Histórias, Cordel, Jogos e Brincadeiras tradicionais.

Também todos os dias, a partir das 18h30, no Terreiro dos Quitutes, os visitantes poderão saborear o melhor da culinária tradicional dos arraiais acreanos. Atores com Perna de Pau, Malabaristas e Personagens caracterizados ainda prometem animar todas as noites de festa.

"Já é tradição do povo acreano visitar o arraial cultural. As pessoas vêm se divertir, apreciar as comidas típicas, curtir os shows, jogar bingo e principalmente passear", disse Karla.

O Arraial Cultural vem consolidando seu espaço no calendário acreano ao longo dos anos. E nesta edição houve uma preocupação com um provável aumento no fluxo de pessoas em relação ao ano passado. "Para que tudo corra sem complicações, o evento vai contar com uma estrutura padrão do Governo do Estado, muito parecida com a do Carnaval da Arena da Floresta. Com esquema de segurança, trânsito, estacionamento e tendas de lanchonete similares ao do carnaval", explicou a coordenadora.

Algumas novidades também serão testadas no arraial desse ano. Uma delas é a arquibancada móvel e desmontável que vai acomodar melhor, além de aumentar a capacidade de espectadores durante o Concurso de Quadrilhas. Outra novidade é o tablado de 25×30 metros, montado na frente do palco para a apresentação das quadrilhas, uma exigência da Confederação Nacional de Quadrilhas.

A Quadrilha que vencer o Concurso Estadual, que será realizado entre os dias 12 a 16, garante o direito de participar do Concurso Nacional, nos dias 17 e 18. O Acre será representado por duas agremiações: a vencedora do Concurso Estadual e a quadrilha Pega-Pega (atual vencedora da liga estadual). A etapa nacional terá seis jurados, sendo cinco de fora do estado (indicados pela confederação nacional) e um jurado local.

Números que impressionam

O Concurso Estadual de Quadrilhas vai contar com a presença de 9 municípios do interior além de 7 quadrilhas da capital, totalizando mais de 600 quadrilheiros.

O Concurso Nacional de Quadrilhas tem participação confirmada de pelo menos dez estados, são esperados mais de 800 quadrilheiros de fora do Acre.

A área de alimentação foi ampliada: serão 12 barracas a mais que no ano passado. Só será permitida a venda de comidas típicas juninas e regionais. No total são 70 barracas de alimentação e 12 de produtos artesanais.

Apenas o palco principal e o tablado para apresentação das quadrilhas, somados, totalizam mais de 100 m².  

São esperados pelo menos 120 artistas, entre dançarinos de boi, contadores de história e músicos.

Confira aqui a programação completa!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter