Binho assina termo de adesão do Acre com centro de pesquisa internacional sediado na Costa Rica

Núcleo do CATIE será instalado em Xapuri com o objetivo de gerar conhecimento e informações científicas para política de desenvolvimento sustentável do estado

O Estado do Acre será o primeiro no Brasil a ter um núcleo de produção de conhecimento do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE), instituição internacional de estudo com sede na Costa Rica. O termo de adesão foi assinado nesta terça-feira, 04, entre o Governador Binho Marques e o Diretor da Organização, José Joaquim, na própria sede da instituição. O CATIE é uma instituição de pesquisa e ensino que trabalha com outros 13 países membros da América Central e América do Sul, além de contar com o apoio de mais de 40 instituições internacionais, e tem como meta contribuir para a redução da pobreza rural no trópico americano, promovendo uma agricultura e manejo de recursos naturais competitivo e sustentável, através da educação superior, pesquisa e cooperação técnica.

binho_assina_acordo_na_costa_rica_foto_sergio_vale_5.jpg

Governador Binho Marques e Diretor do CATIE assinam termo de adesão que vai garantir a criação de um núcleo do Centro de pesquisa internacional no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Uma missão que se alinha com a proposta ambiental de desenvolvimento adotada pelo Governo do Acre, que busca nas pesquisas, alternativas para geração de renda e fortalecimento dos povos da floresta a partir do uso consciente dos recursos naturais. "A chegada de um núcleo dessa instituição no Acre vai reforçar o trabalho já desenvolvido hoje pelo Governo no sentido de nos permitir traçar novas estratégias com embasamento técnico e científico para manejo, produção, entre outras áreas de estudo", avalia o Secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral, que junto ao Assessor Especial de Governo, Fábio Vaz, acompanha o Governador Binho Marques na viagem à Costa Rica.

Segundo Eufran Amaral, a expectativa é de que dentro de um mês um núcleo do CATIE seja instalado em Rio Branco, mas provisoriamente, já que a proposta é de levá-lo para Xapuri ainda neste ano. "A ideia é tornar Xapuri uma cidade polo e referência na geração de conhecimento sobre a floresta", explica o secretário. São parceiros nessa iniciativa outras instituições de ensino e pesquisa, como a Embrapa, a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Universidade de Viçosa.

O Diretor do CATIE ressaltou a importância da parceria, e colocou o Acre como estado estratégico pela boa política ambiental reconhecida internacionalmente, e também por ser um estado de fronteira com o Peru e a Bolívia. "Nós estamos dispostos a quebrar paradigmas e criar novos modelos", afirmou José Joaquim.

Para o Governador Binho Marques, esse é mais um passo importante na política ambiental do Acre. "Nosso interesse com o CATIE é gerar conhecimento com base na pesquisa, consolidando nossa estratégia de desenvolvimento sustentável", avaliou.

A Costa Rica hoje se caracteriza por ser uma das nações latino-americanas com a melhor qualidade de vida, sendo a 6ª nação com o melhor IDH e a 3ª em melhor sistema de saúde. É a 1ª em expectativa de vida, ultrapassando inclusive os Estados Unidos e Canadá.

binho_assina_acordo_na_costa_rica_foto_sergio_vale_3.jpg

Secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral, e assessor do Governo, Fábio Vaz, afirmam que parceria fortalece política ambiental do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O que é o CATIE

binho_assina_acordo_na_costa_rica_foto_sergio_vale.jpg

Centro de Pesquisa trabalha com outros 13 países membros da América Central e América do Sul (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O CATIE é uma instituição internacional cuja missão é o de reduzir a pobreza rural por meio da educação, investigação e cooperação técnica, além de promover a gestão sustentável da agricultura e recursos naturais.

O CATIE combina a ciência, a pós-graduação e de cooperação técnica para alcançar essa meta. Instituição sem fins lucrativos, o CATIE gera renda e recebe contribuições de países membros para financiar parcialmente suas atividades para cumprir a sua investigação, educação e sensibilização da comunidade. Ele também tem o apoio de patrocinadores e doadores de vários países que se comprometeram a cumprir a sua missão.

Galeria de Imagens

 

Leia também:
 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter