BOLETIM OFICIAL – 9h30

O Rio Acre apresentou os primeiros sinais de vazante. No domingo, 26, ele se manteve estável durante todo o dia, com o nível em 17,64m. Na medição de 9h, desta segunda-feira, ele baixou três centímetros (17.61m).

O Estado do Acre teve dez cidades afetadas pela enchente. Rio Branco e Brasileia foram as mais atingidas. O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, decretou na tarde de domingo estado de calamidade pública nas áreas atingidas pela enchente.

Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa e Sena Madureira decretaram estado de emergência, diferentemente de Manuel Urbano e Cruzeiro do Sul.

A solidariedade tem sido a grande resposta da sociedade diante da tragédia. A mobilização do Acre Solidário já arrecadou 3.026 sacolões e mais 73.076 outros itens, entre pacotes de fralda, água, alimentos, roupas, material de higiene pessoal e material de limpeza. São 21 pontos de aranterecadações, entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, igrejas, supermercados e outros.

Além disso, o governo do Estado, com apoio do governo federal, adquiriu e distribui até ontem, por meio do Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiros, 2.160 cestas básicas e 21.160 mil litros de água potável em Rio Branco e nos demais municípios atingidos. Essa distribuição também é acompanhada pelo Ministério Público Estadual (MPE), para dar total transparência a esse processo.

O governo do Estado e a prefeitura de Rio Branco têm mobilizado todos os seus recursos humanos e materiais para atender as vítimas desse grave desastre natural  que vem ocorrendo no Acre. Além do apoio do governo federal e diversas instituições, o governo do Estado tem tido apoio principalmente de inúmeros cidadãos acreanos que se colocam como voluntários no atendimento às  vítimas da alagação.  

São 350 voluntários somente no Corpo de Bombeiros, atuando na parte operacional da retirada de famílias em Rio Branco. Mais 36 pessoas estão atuando na entrega de alimentos e água para pessoas que permanecem nas casas atingidas. A Polícia Militar, em parceria com o Exército, está fazendo o policiamento ostensivo nos bairros atingidos, para evitar arrombamentos e furtos.

O governo federal mantém em trabalho cinco pessoas da Defesa Civil Nacional, 73 homens do Corpo de Bombeiros da Força Nacional, 25 pessoas da Força Nacional SUS, 788 homens do Exército Brasileiro e 16 homens da Aeronáutica.

A população do Acre é 732.793 pessoas, segundo dados do IBGE. A estimativa da Defesa Civil é de que 133.387 pessoas foram atingidas pelas cheias dos rios. Somente em Rio Branco, a estimativa é de 101.320 atingidos.

Em 15% da cidade de Rio Branco a energia elétrica foi interrompida. A medida foi adotada pela Eletrobras-Acre por medida de segurança e ratificada pelo Ministério Público Estadual, que também concedeu coletiva à imprensa comunicando o apoio à decisão.

Nível do Rio Acre em Rio Branco

17,61 m – Medição das 9h – 27/02/2012

3,62 m acima da cota de transbordamento (14m)  

No Estado

133.387 pessoas atingidas pela água

11.682 pessoas alojadas em abrigos públicos em todo o Estado (Em Assis Brasil e Santa Rosa do Purus, todas as famílias que estavam em abrigos públicos já retornaram para suas casas).

Os dados para depósitos ou transferência são:

Banco do Brasil

Agência: 0071-X

Conta corrente: 100.000-4

CNPJ: 14.346.589/0001-99

Caixa Econômica Federal

Agência: 3320 – Estação Experimental

Operação: 006

Conta: 71-7

CGC: 63.608.947/0002-80

Nome: Coordenação Estadual Defesa Civil

Confira os postos de arrecadação do Acre Solidário:

– Supermercados Araújo (Bosque, Tangará, Aviário, 2º Distrito)

– Via Verde Shopping

– Polícia Militar

– Uninorte

– OCA

– Fieac

– Palácio das Secretarias

– Catedral Nossa Senhora de Nazaré

– Igreja Internacional da Graça

– Igreja Batista do Bosque

– Loja Gratia

– Igreja Universal do Reino de Deus Bosque  – Catedral da fé

– Corpo de Bombeiro

– Biblioteca da Floresta

– Supermercado Valquerendo
Para mais informações entre em contato com:

Andréa Zílio (Diretora de Imprensa do Governo do Estado) – (68) 9984-8506

Oly Duarte (Assessor de Imprensa da Prefeitura de Rio Branco) – (68) 9994-0420

Rio Branco, Acre 27 de fevereiro de 2012.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Rio Branco

Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Acre