Brasil, Peru e Bolívia se preparam para o Seminário Internacional de Desenvolvimento

No ano que celebra o cinquentenário de sua autonomia política, o Acre reúne regiões vizinhas e parceiros nacionais com o objetivo de promover diálogos, acordos e entendimentos, necessários ao avanço da integração e do desenvolvimento sustentável da Amazônia peruana, boliviana e brasileira. Nos dias 14 e 15 de junho, Rio Branco sedia o Seminário Internacional de Desenvolvimento Econômico Integrado Sustentável na Pan-Amazônia Sudoeste e o 1° Encontro Internacional de Turismo e Comércio. A abertura acontece no Teatrão e os debates na sede da Federação do Comércio.

Com a presença de autoridades do governo brasileiro, peruano e boliviano, além de empresários dos três países, o seminário vai discutir e definir encaminhamentos para o desenvolvimento econômico e integração na região. “Vamos falar sobre possibilidades de investimentos, ações territoriais, a estrada interoceânica, avaliar a possibilidade de um outro corredor de exportação, que seria a estrada de ferro em Cruzeiro do Sul, a integração aérea com a possibilidade de novos voos, acordos diplomáticos e medidas na área de segurança pública”, conta Irailton Lima, assessor do governo do Estado.

Também está confirmada a participação do governador do Departamento de Pando (Bolívia) e dos presidentes regionais de Madre de Díos, Ucayali e Arequipa (Peru), acompanhados de secretários, parlamentares e entidades empresariais.

O evento deve receber cerca de 500 pessoas para suas palestras principais, 200 nos debates e é aberto para toda comunidade que desejar participar. A abertura será feita por Guilherme Narciso de Lacerda, diretor das áreas de infraestrutura social, meio ambiente, agropecuária e inclusão social do BNDES. Outro convidado do evento é o senador Jorge Viana que falará sobre “Logística da Integração e Cenários nas Áreas de Transporte e Energia”. Já o presidente Regional de Ucayali (Peru), Jorge Velasquez Portocarrero, discorrerá sobre “O Ambiente Institucional da Integração: Acordos de Diplomacia e Ações Conjuntas de Segurança Pública e Combate ao Narcotráfico”.

As conversas serão organizadas em quatro eixos temáticos, divididos em: (I) Integração Econômica e Financiamento do Desenvolvimento, (II) Logística da Integração, (III) Gestão Territorial e (IV) Relações Institucionais. Os organizadores ressaltam que o objetivo é a promoção de acordos voltados à efetivação de investimentos públicos e privados na Amazônia do Peru, Bolívia e Brasil, como meio de promoção do desenvolvimento econômico integrado.

Veja aqui a programação do seminário

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter