Campanha de vacinação 2012 terá prazo menor e duas novas vacinas

Coordenadores de imunização dos municípios do Baixo Acre participam nesta quarta-feira, 18, em Rio Branco, da última etapa preparatória para as campanhas de vacinação 2012. A reunião será no auditório do Lacen, a partir das 8 horas.

Além da gotinha, campanha 2012 terá vacina injetável contra poliomelite (Arquivo Secom)

Além da gotinha, campanha 2012 terá vacina injetável contra poliomelite (Arquivo Secom)

De acordo com o coordenador Estadual de Imunização e Rede de Frio, Jorge Cunha, a campanha este ano será de influenza, pólio e multivacinação. Serão oferecidas mais duas novas vacinas: a VIP – vacina injetável contra a poliomielite preparada com o vírus inativado – e a pentavalente contra difteria, tétano, coqueluche, influenza e hepatite B.

A vacina injetável (VIP) reduz o risco de que a doença se desenvolva no organismo e é destinada a crianças menores de um ano de idade que estão iniciando o calendário de vacinação. Para as demais crianças será ofertada a vacina em forma de gotinhas, como nos anos anteriores.

Jorge informa ainda que as reuniões foram realizadas por regionais para facilitar a participação dos coordenadores de todos os municípios. No dia 10 deste mês, a reunião aconteceu em Cruzeiro do Sul, para os coordenadores do Vale do Juruá, e no dia 16 em Brasileia, para o Alto Acre.

“Além de preparar os coordenadores para a introdução dessas duas novas vacinas no calendário de vacinação, a reunião também servirá para traçarmos estratégia para alcançarmos a meta de cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), levando em consideração a realidade de cada município. Para isso, estamos com uma sala de situação estruturada para acompanhar e assessorar os municípios durante as campanhas”, diz Cunha.

O coordenador orienta que a população fique atenta às datas e aos prazos das campanhas, uma vez que este ano a duração será de três semanas, e não quatro, como nas edições passadas. Elas serão promovidas uma em sequência da outra para imunizar diferentes públicos.

Para Jorge Cunha, as campanhas de vacinação são ações importantes que direcionam a imunização para públicos específicos com o objetivo de atingir as metas de cobertura vacinal previstas pelo MS. “Durante as campanhas é mais fácil mobilizar o público-alvo. Isso permite alcançarmos a meta de vacinação, o que é mais difícil nos períodos de rotina, principalmente nos locais de difícil acesso, como nas comunidades indígenas e áreas rurais dos municípios mais distantes”, explica.

Início das campanhas

A primeira, contra a influenza B (gripe comum), será realizada entre 5 e 25 de maio, destinada a crianças menores de um ano, gestantes, idosos, indígenas e profissionais de saúde. A previsão é de que 108 mil pessoas sejam imunizadas contra a influenza. Entre 16 de junho e 6 de julho, crianças até um ano de idade receberão a dose inédita da vacina injetável contra a poliomielite. A multivacinação, destinada a pessoas de todas as faixas etárias, está prevista para acontecer entre 18 e 24 de agosto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter